UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
  • Velocidade: o badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo. Durante uma partida de profissionais, corre-se aproximadamente 1,6 quilômetro e a peteca pode atingir a velocidade de 300 km/h.
  • Ganso: as melhores petecas, que são utilizadas em torneios oficiais, são feitas com penas da asa esquerda dos gansos. São usadas 16 penas de ganso para fazer uma peteca. Existe a lenda que de cada ganso pode retirar apenas três penas. E estas têm que ser da asa esquerda, já que supostamente o ganso dorme no lado direito, amassando assim, suas asas.
  • Asiáticos: os melhores países do mundo em badminton são a Indonésia e a China, tendo os dois juntos conquistado 75% de todos os eventos da IBF (entidade internacional que rege o esporte). Os atletas da Indonésia lideram o ranking mundial em todas as categorias do badminton, sendo o seu país o número um do ranking da IBF. A Thomas Cup só foi ganha por três países desde que foi criada em 1948: Indonésia, Malásia e China. Outros países dominantes no esporte são a Coréia do Sul e a Dinamarca.
  • Olimpíadas: desde a entrada da modalidade no programa olímpico, em 1992, apenas uma medalha não foi ganha pela Coréia do Sul, China e Indonésia. O feito foi do dinamarquês Poul Hoyer-Larsen, que venceu o torneio de simples masculino em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos.
  • Gibi: para ajudar a disseminar a modalidade no país, em Teresina, no Piauí, os organizadores locais do badminton resolveram lançar uma revista em quadrinhos sobre o esporte. A iniciativa partiu da Federação de Badminton do Piauí (Febapi). O atleta Guilherme Kumasaka, convocado para o Pan, serviu de inspiração para a criação de um dos personagens.