UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fabiana da Silva

Data e local de nascimento:
27/07/1988, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
49 kg / 1,52 m

Residência:
Porto Alegre (RS)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavas-de-final no individual

Fabiana Silva

No Rio de Janeiro, Fabiana foi eliminada nas oitavas-de-final na categoria individual ao perder da mexicana Victória Montero. Nas duplas, ao lado de Mariana Arimori, ela caiu logo na primeira rodada com a derrota para as americanas Jamie Subandhi e Kuey Ya Chen, favoritas ao título.

Nas duplas mistas, ao lado de Guilherme Kumasaka, Fabiana perdeu para os peruanos Valéria Rivero e Andrés Corpancho logo no primeiro jogo da competição.

O seu começo no esporte se deu aos nove anos, quando começou a velejar. Aos 12 anos, ficou sabendo um clube precisava de uma professora. Mandou seu currículo, deu palestras sobre vela e começou a dar aulas. Mas foi em um dia sem vento, para se distrair, que conheceu o badminton. "Gostei bastante e decidi largar tudo só para me dedicar a este esporte".

A troca da vela para o esporte da raquete tinha motivos claros para a jovem carioca. "Meus técnicos da vela exigiam muito de mim, era muito cansativo. Não era isso que eu queria, estava muito estressada. Quando eu conheci o badminton, mesmo jogando por brincadeira, acabei gostando e comecei a jogar. Me disseram que eu tinha jeito", conta.

Para Fabiana, a vela é um esporte de muita concentração e muito esforço, assim como o badminton, que também precisa de muita concentração, muito treino e bom reflexo. "Um acaba completando o outro, mas hoje a vela é só um hobby".

Para treinar badminton e realizar o sonho de ir ao Pan, Fabiana trocou a família que mora no Rio de Janeiro para treinar em Porto Alegre. Ela mora com outras duas atletas da seleção brasileira e acredita que estar no Sul trouxe mais preparo físico, já que se exercita quase todos os dias, diferentemente do que acontecia no Rio. "Adoro morar com as meninas, mas de vez em quando eu sinto uma saudade do Rio por causa das praias. Não me acostumei com o frio no Sul ainda".

Na vida, o esporte ajudou Fabiana no seu crescimento pessoal. "Passei a acreditar mais nas coisas que eu faço e hoje, se tenho um objetivo em minha cabeça, vou até o fim. Eu acho que o esporte ajudou muito. Para a garotada que está pensando em entrar num esporte peço que não desanime porque perdeu um jogo, um torneio. Outros virão pela frente. O importante é treinar porque para o sucesso sempre é preciso um pouco de sacrifício".