UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA

Atletismo dá ao Brasil pódios e boas histórias

EFE

Vanderlei Cordeiro é atacado na maratona da Olimpíada de Atenas

No Brasil, o atletismo começou a ser praticado no final do século 19. A primeira competição foi realizada em 1914, no clube Espéria, na cidade de São Paulo. A prova, que tinha competições em doze modalidades, foi vencida por um dinamarquês radicado na cidade: Islovard Rasmussen.

Em 1921, o Clube Atlético Paulistano inaugurou o primeiro estádio para a prática do atletismo. A primeira competição nacional foi o Brasileiro de seleções estaduais, instituído em 1929 e realizado até 1985. A principal competição do país atualmente é o Troféu Brasil, criado em 1945.

A IAAF (Federação Internacional de Atletismo) foi criada em 1912 e, dois anos depois, o Brasil tornou-se filiado da entidade. Desde então, o país foi sede de dois Mundiais: o feminino de corridas de rua, no Rio de Janeiro, em 1989, e o de maratona de revezamento (Ekiden), em Manaus, em 1998.

A estréia olímpica do atletismo brasileiro foi em Paris-1924. A equipe de oito atletas participou de provas de velocidade, saltos e da corrida de 5.000 m com obstáculos. Mas a primeira medalha só veio em Helsinque-1952, com Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou o ouro no salto triplo após quebrar o recorde mundial da prova quatro vezes. O Brasil ainda ganhou outra medalha, de bronze, com José Telles da Conceição no salto em altura.

Um ano antes da vitória na Finlândia, Adhemar foi campeão do triplo na primeira edição dos Jogos Pan-Americanos, em Buenos Aires-1951. Ele repetiria o feito olímpico em Melbourne-56 e, no Pan, seria tricampeão, com as vitórias asseguradas na Cidade do México-1955 e em Chicago-1959.

Além do ouro de Adhemar, a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos rendeu mais três pratas e cinco bronzes. Em toda história do Pan, o atletismo nunca ficou fora do pódio e, apenas em três edições (1963, 1967 e 1971), não conquistou o ouro.

Na última edição, em Santo Domingo-2003, foram cinco ouros, com o revezamento 4x100 m, os 1500 m e os 5000 m (todos no masculino) e a maratona (masculino e feminino). A modalidade rendeu ainda cinco pratas e seis bronzes.

Segundo esporte a render mais medalhas para o Brasil em Olimpíadas (atrás da vela), o atletismo lidera quando o assunto é o Pan-Americano. Foram 114 medalhas na história, sendo 37 de ouro, 34 de prata e 43 de bronze.

A história mais marcante do Brasil no atletismo mundial, entretanto, aconteceu nos Jogos Olímpicos. Na maratona da Olimpíada de Atenas, em 2004, Vanderlei Cordeiro de Lima foi atacado por um padre irlandês quando liderava a prova. Ele recebeu a ajuda de populares para voltar à disputa e acabou ganhando a medalha de bronze.