UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Zenaide Vieira

Data e local de nascimento:
25/06/1985, em Jundiaí (SP)

Peso/Altura:
57 kg / 1,75 m

Residência:
Cosmópolis (SP)

Prova:
3.000 m com obstáculos

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003, Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de bronze

Zenaide Vieira

Zenaide Vieira bobeou na chegada dos 3.000 m com obstáculos e perdeu a chance de fazer uma dobradinha com a também brasileira Sabine Heitling, que levou o ouro. Zenaide, que é recordista sul-americana da prova e até abriu mão da disputa dos 1.500 m para se concentrar em sua especialidade, acabou com o bronze.

Ela já tinha a prata praticamente assegurada quando desacelerou perto da linha de chegada e foi ultrapassada pela mexicana Talis Apud. "Não vi a mexicana. Não tenho o costume de ficar olhando", disse, depois da prova.

Zenaide marcou 9min55s71 na prova, disputada sob forte chuva no Rio de Janeiro. No último dia 2 de junho, em Neerpelt, na Bélgica, ela registrou 9min46s52, novo recorde dos 3.000 m com obstáculos.

Para confirmar sua vaga no Pan, Zenaide, que já era líder do ranking nacional, venceu a seletiva do atletismo para os Jogos do Rio, o Troféu Brasil, no dia 22 de junho, em São Paulo, com 9min58s19. Nos 1.500 m, ela ocupava o segundo lugar na lista da Confederação Brasileira de Atletismo, com 4min22s08, registrados em São Paulo, no dia 9 de junho. Por isso, teve de ficar atenta na seletiva. E conseguiu baixar seu tempo, terminando em segundo lugar com 4min19s05. A primeira vaga foi para Juliana Gomes, que levou o ouro no Pan.

Moradora de Cosmópolis, no interior paulista, a atleta tem três locais de treinamento. "Lá eu corro nos canaviais, mas vou muito para Campinas, treinar na pista da Unicamp (Universidade de Campinas). Antes de competições mais importantes, como o Pan, a gente vem duas ou três vezes pra São Paulo, pra treinar na pista aqui do Ibirapuera, que é sintética", conta.

A preparação para o Pan incluiu uma temporada de 40 dias na altitude de Paipa, entre abril e maio. Ela voltou à cidade colombiana no início de julho, para fazer a preparação final para a competição.

Estudante do terceiro ano de Educação Física, ela tem de adaptar seus treinos ao calendário da faculdade. Também foi através da escola que ela conheceu o atletismo, quando um técnico de sua cidade natal convidou os alunos para participarem de testes caça-talentos.

"Eu estava indo aos treinos há uma semana quando ele me colocou nos 1.000 m, que é a prova mais longa do mirim. A molecada geralmente gosta mais das provas curtas e dos saltos, mas eu me adaptei bem. Tinha biótipo para 1.500 m e 3.000 m rasos, provas que disputei nas categorias menores", conta.