UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Wagner José Alberto Carvalho Domingos

Data e local de nascimento:
26/03/1983, no Recife (PE)

Peso/Altura:
115 kg / 1,87 m

Residência:
Recife (PE)

Prova:
Lançamento do martelo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Sétimo lugar

Wagner Domingos

Em seu primeiro Pan-Americano, o brasileiro Wagner Domingos ficou na sétima colocação do lançamento do martelo com a marca de 65,27 m.

"Eu achava o martelo coisa de doido", confessa Domingos, que agora vai representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos exatamente na prova que o assustava quando começou no atletismo.

A motivação para procurar o esporte veio com a preocupação com a saúde. Aos 14 anos, Wagner estava pesado demais. "Eu tinha 126 kg e 1,83 de altura, era grande demais. Também cansava rápido, nos jogos de futebol, uma vez por semana, não alcançava a bola, achei que devia fazer alguma coisa."

Um amigo de colégio, vendo o tamanho de Wagner, o incentivou a tentar o atletismo e ele seguiu o conselho. Passou por várias provas, principalmente as de lançamento, mas não gostava muito do peso e do disco. Resolveu então aprender como funcionava aquela modalidade "de doido" na qual hoje se destaca.

Os treinamentos em sua terra natal são feitos no colégio Santos Dumont, que também é um centro de treinamento local. Mas, neste período do ano, o lançador precisa se deslocar para o Sul em busca de um clima melhor. "Mesmo se o lugar onde eu treino lá em Recife estivesse reformado, eu teria de vir para São Paulo, porque lá chove demais nesta época e aqui também é melhor para a musculação, a parte de halteres", explica.

Wagner veio para a capital paulista para a disputa do GP Sul-Americano, no início de junho, e não voltou mais para Recife. Na competição do dia 8 de junho, o brasileiro foi bronze, com 65,15 m, atrás do chileno Patrício Palma (66,56 m) e do argentino que considera um dos adversários mais difíceis para o Pan, Juan Cerra, vencedor do Sul-Americano com 72,96 m. Cerra também é recordista sul-americano, com 76,42 m.

A melhor marca de Wagner na carreira é 69,73 m, recorde brasileiro que ele melhorou no dia 18 de março do ano passado, em uma competição em São Caetano do Sul (SP). Este ano, a melhor marca do brasileiro foi 66,67 m, no dia 3 de março.