UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Vicente Lenílson de Lima

Data e local de nascimento:
04/06/1977, em Currais Novos (RN)

Peso/Altura:
65 kg / 1,66 m

Residência:
Presidente Prudente (SP)

Prova:
100 m, 200 m e 4x100 m

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Sétimo lugar nos 100 m e ouro no revezamento 4 x 100 m

Vicente Lenílson

Principal esperança brasileira nas provas rápidas, Vicente Lenílson não foi bem no seu primeiro teste no Pan do Rio. Ele chegou em sétimo na final dos 100 m, com o tempo de 10s37, 22 segundos mais lento que Churandy Martina, das Antilhas Holandesas, o vencedor da prova. Mas compensou o mau início com um ouro no revezamento 4x100 m no penúltimo dia da competição.

Lenílson não precisou nem entrar na pista para confirmar sua vaga para três provas no Pan-Americano. Líder do ranking brasileiro nos 100 m e vice-líder nos 200 m, ele acompanhou da arquibancada do estádio do Ibirapuera, em São Paulo, o desempenho dos adversários na última seletiva para os Jogos. Todos foram mais lentos do que ele no Troféu Brasil e, com isso, o velocista não teve seu lugar na delegação ameaçado.

Além da disputa das duas provas individuais, Vicente será o mais experiente integrante da renovada equipe brasileira do revezamento 4x100 m. Ele ficou fora do Troféu Brasil por causa de dores nas costas. "Achei melhor cuidar da lesão muscular nas costas, que está incomodando bastante. Eu preciso estar recuperado para os Jogos Pan-Americanos", justificou.

O ex-mecânico de motocicletas de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, começou a correr por acaso: depois de perder o emprego, foi tentar a vida no futebol, mas gostou mais da pista de atletismo que cercava o campo do Potiguar.

Na escola, durante as aulas de educação física, passou a se interessar pelo atletismo e a fazer testes de velocidade. Dois meses depois já era o melhor velocista do Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares. De Currais Novos, Lenílson foi para o Rio de Janeiro. Atualmente, mora em Presidente Prudente, onde treina com a equipe do revezamento 4 x 100 m, sob a batuta do técnico Jayme Netto.

Em mais de dez anos de carreira, Vicente acumula, entre outras medalhas, a de prata, conquistada nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, resultado mais expressivo do revezamento brasileiro em Olimpíadas. Nem mesmo a conquista, contudo, o livrou do calote do Vasco, clube que tinha defendido. "Fiquei sem dinheiro para vitaminas, para treinar, até para transporte", lembra.

Pela equipe de Presidente Prudente, que formou a base do revezamento da atual década, Vicente integraria ainda o quarteto vice-campeão mundial em Paris-2003 e campeão Pan-Americano no mesmo ano, em Santo Domingo-2003.

Vicente também é recordista sul-americano dos 4x100 m, com a marca de 37s90, que rendeu a medalha das Olimpíadas de Sydney. E dos 60 m em pista coberta, com o tempo de 6s60 registrado no Mundial de Moscou-2006, quando ele baixou a própria marca (6s63), que dividia com Robson Caetano.