UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Thaissa Barbosa Presti

Data e local de nascimento:
26/04/1988, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
1,63m / 51kg

Residência:
Vinhedo (SP)

Prova:
4x100 m

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
13º nos 200 m e sexto lugar nos 4x100 m

Thaissa Presti

Thaíssa avançou às semifinais dos 200 m, mas não conseguiu chegar à final. Ela marcou 23s78 nas eliminatórias, conseguindo a 12ª vaga para a fase seguinte, mas então correu 23s76, sendo superada por 12 atletas e encerrando sua participação na prova individual em 13º lugar. Nos 4x100 m a equipe ficou em sexto lugar.

A velocista é filha do ponta-esquerda Zé Sérgio, que brilhou no São Paulo de 1976 a 1983. Conhecido por sua habilidade, ele era caçado em campo e sofreu com seguidas lesões. Por causa dos problemas físicos, perdeu lugar na Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

Sua filha herdou o talento esportivo. Thaissa foi campeã do Troféu Brasil nos 200m rasos, com o tempo de 23s33, o melhor de sua carreira. Na arquibancada, o papai coruja torcia. "Só ele sabe o que eu sinto, o que eu tenho que fazer para me dedicar ao esporte", conta a jovem de apenas 19 anos.

Ela treina em Valinhos e mora em Vinhedo, cidades do interior de São Paulo. A trajetória no atletismo, porém, começou bem longe dali. Como a maioria dos jogadores de futebol, Zé Sérgio rodou pelo mundo atrás da bola.

Antes de Thaissa nascer, ele jogou no São Paulo, no Santos e no Vasco. Quando a garota nasceu, porém, ele se rendeu aos ienes japoneses e foi jogar no Hitachi, onde ficou de 89 a 92. E foi no Japão que ela chegou às pistas.

"Desde pequena meu pai me incentiva a praticar esportes. Quando nós morávamos no Japão, ele me levava para competições na escola e desde pequenininha eu já me destacava. Sabia que tinha velocidade", lembra a garota.

O esporte, porém, só virou uma opção séria depois que a família voltou ao Brasil, após oito anos no oriente. "Comecei a treinar mesmo quando voltei, com 15 anos de idade. E meu pai nunca duvidou de mim".