UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Sabine Letícia Heitling

Data e local de nascimento:
02/07/1987, em Santa Cruz do Sul (RS)

Peso/Altura:
52 kg / 1,67 m

Residência:
Santa Cruz do Sul (RS)

Prova:
3.000 m com obstáculos e 1.500 m

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos; sétimo lugar nos 1.500 m

Sabine Heitling

O Pan do Rio marcou a estréia da disputa feminina dos 3.000 m com obstáculos e Sabine Heitling foi a primeira vencedora da prova. A brasileira levou o ouro com o tempo de 9min51s13, que passou a ser o recorde pan-americano.

Na véspera da prova, Sabine havia corrido a final dos 1.500 m, ocupando a vaga de Zenaide Vieira, que preferiu se concentrar nos 3.000 m com obstáculos. Sabine terminou em sétimo lugar na prova mais curta, com o tempo de 4min19s21.

Uma brincadeira de criança que levou à profissionalização. É assim que a gaúcha Sabine Heitling define a entrada do atletismo em sua vida, aos 12 anos de idade, quando o professor de educação física da escola convidou alguns alunos a participarem de uma prova de rua de 5 km.

No início, ela fazia corridas de 1.500 m, mas já observava as provas com obstáculos. "O treinador não gostava muito que eu fizesse esse tipo de prova, por achar que era uma situação delicada. Ele não queria que eu chegasse desgastada ao adulto. Por causa disso, a gente fazia todo o trabalho sem os obstáculos, que eu só saltava nas provas", conta.

A disputa por uma vaga no Pan foi difícil para a atleta, que tinha duas adversárias fortíssimas. Uma delas recordista sul-americana da prova (Zenaide Vieira, que também está classificada), a outra, tricampeã do Troféu Brasil, última seletiva do atletismo para os Jogos. Mas Michelle da Costa acabou desistindo da prova decisiva e deixando o caminho aberto para Sabine.

A gaúcha era vice-líder do ranking e, com a vitória da primeira colocada na lista, já tinha seu lugar marcado na equipe brasileira. O segundo lugar no ranking, Sabine conseguiu com o tempo de 9min57s93, registrado no Rio de Janeiro, no final de março.

Sabine foi campeã brasileira menor e juvenil e campeã sul-americana juvenil nos 3.000 m com obstáculos. Nos 2.000 m com obstáculos, detém desde setembro de 2004 o recorde sul-americano, com 6min34s07 registrados em uma competição em Guayaquil, no Equador.

Sob orientação do técnico Jorge Peçanha, a atleta treina em uma pista de carvão em Santa Cruz do Sul e, geralmente, tem de enfrentar a chuva e o frio. Por ironia, encontrou as mesmas condições no dia em que ganhou o ouro, nos 3.000 m com obstáculos.