UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Rosangela Cristina Oliveira Santos

Data e local de nascimento:
20/12/1990, no Rio de Janeiro (RJ)

Peso/Altura:
kg / m

Residência:
Rio de Janeiro (RJ)

Prova:
4x100 m

Participações no Pan:
Estreante

Rosângela Santos

Quando muitos atletas já competiam no Pan-Americano do Rio, Rosângela Santos estava longe, em Ostrava, na República Tcheca, disputando o Mundial de Menores, competição da Federação Internacional de Atletismo para atletas de até 17 anos.

Ela correu os 100 m e os 200 m no evento e, na primeira prova, conseguiu subir ao pódio, para receber a medalha de prata. A carioca Rosângela fez o mesmo tempo da campeã, a britânica Asha Philip, 11s46, mas teve um tempo de reação mais baixo na largada. Nos 200 m, ela ficou em quarto lugar, com 23s75, na prova vencida por sua compatriota Bárbara Leôncio, que não se classificou para os Jogos do Rio.

Aos 16 anos, Rosângela destacou-se este ano ao ganhar o Brasileiro de Menores e ser eleita a melhor da competição. No Troféu Brasil, seletiva do atletismo para o Pan realizada em junho, ela ficou em segundo lugar nos 100 m, com 11s50, atrás de Luciana Alves dos Santos, que vai disputar os 100 m e os 4x100 m no Pan. O tempo de Rosângela na seletiva a colocou em quarto lugar no ranking brasileiro e, com isso, ela foi convocada apenas para o revezamento 4x100 m.

No entanto, depois da convocação e antes do Mundial de Ostrava, a velocista disputou o Pan-Americano Juvenil, em São Paulo, levando a prata nos 100 m rasos, com o tempo de 11s44, seu recorde pessoal e segunda melhor marca do ranking nacional. Na prova disputada no dia 6 de julho, a brasileira ficou atrás apenas da norte-americana Lynne Layne (11s24).