UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Renata Rezende de Figueiredo

Data e local de nascimento:
09/10/1981, em Poços de Caldas (MG)

Peso/Altura:
102kg /1,78m

Prova:
Lançamento de disco

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Oitavo lugar

Renata Figueiredo

A principal responsável pela entrada de Renata Figueiredo no atletismo foi sua irmã Rosiane, que fazia lançamento de dardo. Renata começou fazendo todos os lançamentos, até descobrir que seu talento era para o disco. "Eu tentei fazer arremesso do peso, mas não progredia", lembra. "Então, me especializei no disco."

Foram cinco anos de treinamento até ser contratada pelo maior clube de atletismo do país, a BM&F, e se mudar para São Paulo, em 1999. A partir daí, a atleta participou de algumas competições importantes, como o Ibero-americano de 2002, em que foi quarta colocada e o Pan-Americano juvenil de 2004, quando terminou em oitavo lugar.

No Pan do Rio, Renata não conseguiu atingir seu objetivo, que era melhorar seu recorde pessoal, de 53,14 m. Ela terminou em oitavo lugar no lançamento do disco, com a marca de 50,23 m.

Formada em Educação Física, como a irmã, Renata foi a única a continuar no esporte. Para garantir a vaga no Pan, a atleta não precisou nem liderar o ranking nacional nem vencer a seletiva da modalidade, o Troféu Brasil, realizado no final de junho. Bastou ficar em segundo lugar nos dois critérios de classificação.

Com o resultado do Pan, sua melhor marca na temporada segue sendo 52,40m, que ela registrou em uma competição em São Caetano do Sul, no final de maio. No Troféu Brasil, terminou atrás da experiente Elisângela Adriano, com a marca de 49,92m. Elisângela ficou com o bronze no lançamento do disco no Pan.