UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Mônica Araújo Freitas

Data e local de nascimento:
21/05/1984, em Chapecó (SC)

Peso/Altura:
56 kg / 1,70 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto em altura

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
12º lugar

Mônica Freitas

A catarinense Mônica Freitas não conseguiu um bom resultado no salto em altura, terminando em 12º lugar entre 15 competidoras. Alcançou 1,75 m, vinte centímetros a menos que a vencedora, a mexicana Romary Rifka.

No ano passado, a saltadora venceu o Troféu Brasil, com 1,76 m. Mas sua melhor marca veio nos Jogos da Lusofonia, realizados em Macau, na China, em outubro. A brasileira alcançou 1,81 m, ficando atrás apenas da portuguesa Marisa Freire, com 1,84 m. A marca a colocou em segundo lugar também no ranking brasileiro, atrás de Eliana Renata da Silva, a outra representante do Brasil no salto em altura no Pan.

Para conseguir a segunda vaga na prova, Mônica contou com um pouco de sorte. Ela foi segunda colocada na seletiva do atletismo para os Jogos do Rio, o Troféu Brasil, realizado no final de junho, em São Paulo, com 1,79 m. Assim, não atendeu a um dos requisitos para a convocação, que era ser campeã da seletiva.

Como também não era líder do ranking nacional, a outra exigência da Confederação Brasileira de Atletismo, a estudante de Fisioterapia só foi convocada porque a segunda colocada do ranking, Lucimara Silvestre, abriu mão de disputar o salto em altura para se dedicar apenas ao heptatlo. E levou o bronze na prova.

Antes de se dedicar ao esporte, Mônica queria ser modelo. Mas, aos 13 anos, uma professora a inscreveu em uma competição escolar e ela venceu os saltos em altura e distância, sem nunca ter competido antes. As passarelas foram então esquecidas e deram lugar às pistas de atletismo.