UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Mário José dos Santos Júnior

Data e local de nascimento:
10/09/1979, em Cubatão (SP)

Peso/Altura:
59 kg / 1,72 m

Residência:
São Caetano do Sul (SP)

Prova:
20 km e 50 km de marcha atlética

Participações no Pan:
Santo Domingo-2003 e Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Quarto lugar nos 20 km da marcha atlética e eliminado nos 20 km

Mário José

O paulista Mário José conseguiu assegurar a classificação para o Pan nos 50 km da marcha atlética no final de janeiro deste ano, bem antes do fim do prazo para busca de tempo. Ele fez 4h06min29 na etapa de Timbó (SC) da Copa Brasil, e assumiu a liderança do ranking nacional, requisito para a convocação. Na prova no Pan, porém, ele foi eliminado por ter tirado os dois calcanhares do chão. E nos 20 km da marcha ficou em quarto lugar.

Cinco meses depois, no Troféu Brasil, realizado em São Paulo, no final de junho, ele venceu os 20 km da marcha, classificando-se para sua segunda prova no Pan. E a primeira que ele disputou nos Jogos do Rio, logo na abertura da programação do atletismo, no dia 22 de julho. Terminou em quarto lugar.

Medalha de prata nos 50 km da marcha atlética em Santo Domingo-2003, o paulista agora vai tentar repetir o pódio em sua especialidade.

Ele aprendeu o que era a marcha atlética minutos antes de competir pela primeira vez na modalidade. O menino de 13 anos observou os companheiros dando os passos diferentes durante o aquecimento, e imitou o estilo na prova. Chegou em sétimo lugar e abraçou de vez a marcha.

Depois de deixar Cubatão para treinar em Santo André, Mário começou a se destacar na prova. A pouca tradição do esporte em São Paulo não atrapalhou a evolução do atleta, que chegou rapidamente ao topo, com boas classificações em torneios nacionais e internacionais.

Em 2000, Mário José mudou-se para Blumenau, centro de excelência na marcha atlética brasileira, e passou a treinar com o veterano Sérgio Galdino e o técnico João César Sendeski. Nesta fase, conquistou o resultado mais expressivo da modalidade no país: a prata em Santo Domingo no Pan de 2003.

O atleta se classificou para a disputa das Olimpíadas de Atenas-2004, mas não conseguiu surpreender. Cansado, precisou de 4h20min10 para completar a prova de 50 km, cerca de 40 minutos a mais que o vencedor Robert Korzeniowski, da Polônia.

Antes de conquistar seu lugar na delegação para o Pan do Rio, Mário José mudou de casa e técnico. Atualmente, ele treina em São Caetano do Sul, sob o comando de Adauto Domingues, o mesmo que orienta Marílson Gomes dos Santos, campeão da maratona de Nova York.