UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Reuters

Nome completo:
Mahau Camargo Suguimati

Data e local de nascimento:
13/11/1984, em São Miguel do Araguaia (GO)

Peso/Altura:
78kg e 1,84m

Residência:
Saitama (Japão)

Prova:
400 m com barreiras

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Sétimo lugar

Mahau Suguimati

No seu primeiro Pan-Americano, o brasileiro Nahau Suguimati conseguiu chegar a final da sua prova, os 400 m com barreiras. Com 49s63, ele chegou em sétimo.

Você sabe o que a palavra índice significa? Suguimati não sabia. Mesmo assim, isso não o impediu de chegar ao Pan-Americano do Rio de Janeiro. Morando desde os oito anos no Japão, ele dificuldades para falar o português e, como todo japonês, termina suas frases com o característico "né?"

"Eu vim para ganhar, mesmo. Mas o Fernandes tava bom, né?", foi a frase que o jovem de 22 anos, que nasceu em Goiás, disse ao terminar em segundo lugar no Troféu Brasil, em junho. Apesar de não ter vencido, ele se classificou como vice-líder do ranking brasileiro.

Apesar de não falar perfeitamente o português, ele conquistou a torcida brasileira pela humildade e pela timidez. "Só estou há duas semanas no Brasil, mas já acostumei com o clima, né? Quando cheguei, no primeiro dia não estava bom. Mas eu já acostumei um pouquinho", diz, sobre o calor brasileiro, em contraste como frio do inverno japonês.

Mahau começou no atletismo no Japão, na escola, há 12 anos. Há três, então especialista em salto em altura, resolveu apostar nos 400 metros com barreira. "Comecei brincando, mas como o tempo foi bom, continuei".

Desde então, Mahau se tornou um dos melhores do Japão na prova. Seu melhor tempo na temporada, 49s30, por exemplo, o colocaria entre os seis melhores corredores japoneses. No Brasil, é o segundo melhor tempo do ano, mas ele não sabia para que serviria ser um dos melhores do país.