UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Lucimara Silvestre da Silva

Data e local de nascimento:
07/10/1985, em Lucélia (SP)

Peso/Altura:
64 kg / 1,74 m

Residência:
Presidente Prudente (SP)

Prova:
Heptatlo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Participações no Pan:
Bronze

Lucimara Silvestre

Em sua estréia no Pan-Americano (Rio-2007), a brasileira Lucimara Silvestre conquistou a medalha de bronze no heptatlo, ao terminar a competição com 5.873 pontos.

Lucimara foi a única brasileira a chegar perto dos 5.900 pontos no heptatlo nos últimos 20 anos. Além do Pan, na etapa italiana do Circuito de Provas Combinadas da Federação Internacional, em maio, ela totalizou 5.897 pontos. Foi a quarta colocada na competição, mas assumiu a liderança do ranking nacional, um dos critérios de convocação para o Pan.

Não bastasse, a atleta paulista venceu a seletiva para o Pan, o Troféu Brasil, disputado no final de junho, em São Paulo. Na competição, ela somou 5.891 pontos e com isso, abriu mão da vaga no salto em altura, à qual também tinha direito, por ser a segunda do ranking nacional.

Seu melhor resultado nesta temporada ainda está longe do recorde sul-americano de 6.017 pontos, estabelecido pela brasileira Conceição Geremias há 23 anos, ao conquistar o ouro no Pan de Caracas, na Venezuela.

O começo de Lucimara no atletismo foi aos 12 anos, com treinos de salto em distância e altura. Aos 14 anos, ela também passou a treinar os 100 m com barreiras. Nesta evolução, acabou incluindo o heptatlo em sua programação, há dois anos, como forma de melhorar seus resultados.

Já no primeiro mês de treinamento venceu o Troféu Brasil, em junho de 2005, com um total de 5.378 pontos. No ano passado, a brasileira foi campeã dos 100 m com barreiras nos Jogos da Lusofonia, em Macau, com 13s57.