UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Keila da Silva Costa

Data e local de nascimento:
06/02/1983, em Abreu e Lima (PE)

Peso/Altura:
62 kg/ 1,70 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto em distância e salto triplo

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Prata no salto em distância e no salto triplo

Keila Costa

Logo na sua estréia no Pan, Keila Costa obteve um grande resultado. Ela conquistou a medalha de prata no salto em distância com a marca de 6,73 m, perdendo apenas para a compatriota Maurren Maggi, com 6,84 m.

Para o salto triplo, sua expectativa era inverter a dobradinha para o Brasil, mas a cubana Yargelis Savigne atrapalhou os planos e levou o ouro, com 14,80 m. Keila, contudo, conseguiu sua segunda medalha de prata, com 14,38 m.

Do campo de terra batida, com caixa de areia, colchões, sarrafos e obstáculos improvisados em que treinou por 12 anos na periferia do Recife, Keila da Silva Costa chegou a Olimpíada de Atenas-2004, para disputar o salto triplo. Agora, está classificada para o Pan no salto em distância e também no salto triplo.

Quando ainda treinava em um cenário pouco promissor, em sua terra natal, Keila conseguiu o bronze no Mundial júnior de 2002, na Jamaica. O desempenho a fez ser comparada a Jadel Gregório, como as grandes revelações do salto brasileiro. Com a diminuição da verba do projeto que envolvia o governo de Pernambuco e empresas privadas, Keila trocou de cidade e técnico.

Passou a ser orientada por Pedro Henrique Toledo, ex-treinador de João do Pulo, no centro de excelência de Presidente Prudente. Foi então que conseguiu o título do Troféu Brasil e o índice olímpico. Para ela, a participação nos Jogos de Atenas foi uma experiência boa para ver que não havia "nenhum bicho papão" na competição.

Mas nem seu recorde de 6,61 m bastaria para se classificar entre as 12 finalistas - o índice exigido foi de 6,65 m. A pernambucana queimou um dos três saltos e marcou apenas 6,33 m na melhor das tentativas, para terminar na modesta 31ª colocação, à frente de apenas oito das 38 concorrentes.

Sem a concorrência de Maurren Maggi, que preferiu não participar do Troféu Brasil deste ano por ainda sentir algumas dores musculares, Keila Costa confirmou o favoritismo e faturou o ouro na prova do salto em distância disputada neste domingo, no Ibirapuera. Com 6,76 m, a atleta, que já era a segunda colocada do ranking, foi a melhor do dia e faturou vaga para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho.

Keila, muito emocionada, chorou ao ser entrevistada. O conselho que daria a uma atleta que pretende ser como ela? . "Nunca desistir, mesmo diante das dificuldades, da falta de pista e de uniforme", afirmou a atleta, que treinava e competia em pista de terra em Abreu e Lima, cidade perto de Recife onde passou a infância, até ser descoberta no atletismo e se mudar para São Paulo.