UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Jucilene Sales de Lima

Data e local de nascimento:
14/09/1990, em Taperoá (PB)

Peso/Altura:
63 kg / 1,72 m

Residência:
São Caetano do Sul (SP)

Prova:
Lançamento do dardo

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Décimo lugar

Jucilene Lima

Aos 16 anos, Jucilene Lima é uma das mais novas da equipe brasileira de atletismo. E sua juventude fica ainda mais evidente quando é comparada com a sua parceira nas provas de lançamento de dardo, Alessandra Resende, que tem 32 anos, exatamente o dobro de sua idade.

Estreante no Pan, ela terminou na mesma colocação que havia alcançado no Mundial de Menores, evento realizado na República Tcheca, e que foi o último disputado pela brasileira antes dos Jogos do Rio. No Mundial, ela ficou em décimo lugar entre 14 concorrentes, com a marca de 45,73 m. No Pan, chegou a 46,59 m, mas repetiu a décima posição, amargando a lanterna da prova. Jucilene marcou 45,76 m na primeira tentativa, errou a segunda, fez 46,59 m na terceira e não fez os últimos três lançamentos.

A atleta só passou a treinar pensando no Pan no começo deste ano, quando viu que suas marcas poderiam classificá-la. Ela fez 54,53 m no final de maio, em São Caetano do Sul, e assumiu o segundo lugar no ranking nacional, o que foi essencial para conseguir a vaga.

Jucilene começou no atletismo na Paraíba, pelo professor Pedro de Almeida Pereira, o Pedrinho. Levada por sua irmã, ela começou a correr pela Universidade Federal da Paraíba quando chamou a atenção do treinador. “No começo, fazia de tudo um pouco. Até futebol eu jogava”.

O dardo só chegou a sua vida em 2002. No ano seguinte, foi vice-campeã brasileira de menores. Ela mora em São Caetano do Sul desde os 13 anos e cursa o ensino médio. Para o futuro, pretende fazer faculdade de educação física. Seu hobby é comer, e muito. “Eu adoro comer, como de tudo. E também gosto de música”. Se engana, porém, quem acha que o forró, muito comum em sua terra, está entre suas músicas preferidas. “Lá na Paraíba é mais forró, mesmo. Mas o que eu gosto é de pagode.”