UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Nome completo:
João Gabriel Santos Sousa

Data e local de nascimento:
06/11/1984, em São Paulo (SP)

Peso/Altura:
75 kg / 1,82 m

Residência:
São Paulo (SP)

Prova:
Salto com vara

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Zerou a prova

João Gabriel

Quando tinha 14 anos, João Gabriel fez um favor para um colega que mudaria sua vida. Foi buscar um botijão de gás para um vizinho, que ficou impressionado com a agilidade do adolescente carregando 13 kg nos ombros. Para desenvolver o potencial que via no garoto, decidiu levá-lo para o Centro Olímpico da Prefeitura de São Paulo.

"O Cláudio foi o grande responsável pela minha entrada no atletismo. Ele até pagou as conduções pra que eu pudesse ir ao centro olímpico. Ele foi da capoeira e era ligado em esportes. E eu me empolguei, saía da Guarapiranga para treinar", conta o saltador.

Oito anos depois, o atleta colheu o primeiro grande resultado de sua carreira, ao conseguir a classificação para o Pan-Americano no salto com vara. Mas nos Jogos do Rio, a prova foi disputada sob forte chuva, e João Gabriel não conseguiu um bom resultado, sendo eliminado logo na primeira rodada, ao zerar suas tentativas.

"Não tenho sorte mesmo na chuva, não adianta", resignou-se Souza. "Quando acordei hoje e vi a chuva, já desanimei, porque sabia que pra mim seria muito difícil conseguir medalha."

Na prova, o também brasileiro Fábio Gomes da Silva, recordista sul-americano, conquistou o ouro. João Gabriel elogiou o desempenho do companheiro de equipe. "Eu almoço na casa dele, somos amigos. E ele vem fazendo esse treino há muito tempo, tem todo o mérito. Mais pra frente meus resultados vão melhorar ainda", afirma.

Por enquanto, o saltador está contente por ser motivo de orgulho para a mãe, Tereza. "Ela é minha maior incentivadora e deu graças a Deus que eu fui para o atletismo, porque eu era muito sapeca", conta o saltador que, por meio do esporte, conseguiu bolsa integral para estudar Educação Física.

No centro olímpico, ele passou por várias provas e experimentou os saltos em altura e distância e até mesmo o lançamento do dardo e arremesso do peso. "Quem descobriu minha afinidade com o salto com vara foi a professora Rosa Maria. Ela me pediu para subir em uma corda e eu fui rápido, daí ela viu que eu tinha força nos braços e me mudou de prova", lembra.