UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
EFE

Nome completo:
Jessé Farias de Lima

Data e local de nascimento:
17/02/1981, no Recife (PE)

Peso/Altura:
79kg /1,91m

Prova:
Salto em altura

Residência:
São Paulo (SP)

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
Quarto lugar

Jessé Farias

No seu primeiro Pan, o brasileiro Jessé Farias de Lima ficou bem próximo do pódio ao conquistar o quarto lugar no salto em altura com 2,24 m.

Jessé tem como recorde pessoal 2,30 m, alcançados no ano passado, em uma competição em Porto Alegre (RS). A marca também é recorde brasileiro.

O início da temporada 2007 foi retardada para o brasileiro, que, em março, sofreu uma lesão. Mas ele conseguiu se recuperar e, no Sul-Americano disputado no início de junho, em São Paulo, venceu a prova com 2,24 m. Jessé melhorou a marca na última seletiva para o Pan, o Troféu Brasil, disputado no final do mesmo mês, quando venceu com 2,27 m, garantindo sua classificação para o Pan.

Com experiência em Olimpíada, o saltador foi 18º na fase de classificação dos Jogos de Atenas-2004, com a marca de 2,25 m. Para avançar à final, ele deveria ter alcançado pelo menos 2,28 m. Na opinião de Jessé, o trabalho com o russo Robert Zotko, no início da temporada 2004, foi essencial para conseguir a classificação para as Olimpíadas.

O saltador recebeu orientações do técnico apenas durante algumas semanas, quando esteve em Portugal. Zotko, que era especialista no salto em altura, além do trabalho com atletas de seu país, tinha acabado comandar os treinos de saltadores italianos e, logo depois, passou a treinar o brasileiro. Ele morreu poucos meses antes dos Jogos Olímpicos.

O início de Jessé no atletismo foi aos 14 anos, quando o professor de Educação Física de sua escola conseguiu convencê-lo a participar de um treinamento. Até então, seu esporte preferido era o futebol, mas, pouco depois da primeira incursão no atletismo (primeiro na corrida, antes de chegar aos saltos), ele já levava a modalidade a sério.

Em 1999, Jessé foi campeão pan-americano juvenil. No ano seguinte, ficou em quarto lugar no Mundial da categoria. Ele também tem dois títulos sul-americanos, conquistados em 2001 e 2004. A vitória no Troféu Brasil foi seu quarto título nacional, depois das conquistas em 2003, 2004 e 2006.