UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Hudson Santos de Souza

Data e local de nascimento:
25/02/1977, em Sobradinho (DF)

Peso/Altura:
68 kg / 1,80 m

Residência:
Presidente Prudente (SP)

Prova:
1.500 m

Participações no Pan:
Winnipeg-1999, Santo Domingo-2003 e Rio de Janeiro-2007

Campanha no
Pan-2007:

Medalha de ouro

Hudson de Souza

No seu terceiro Pan-Americano, Hudson de Souza conquistou a medalha de ouro nos 1.500 m no Rio de Janeiro. De quebra, o brasileiro quebrou o recorde pan-americano de Joaquim Cruz ao correr em 3min36s33.

Nos outros Pans, Hudosn conquistou a medalha de bronze nos 1.500m no Pan de Winnipeg (1999), além do ouro nos 1.500m e 5.000m no Pan de Santo Domingo (2003). O experiente atleta esteve também em duas Olimpíadas: Sydney-2000 e Atenas-2004

Nascido em Sobradinho (DF), cidade-satélite da capital Brasília, Hudson de Souza começou no atletismo aos 12 anos de idade, influenciado por seu professor de educação física. No início, Hudson participava de provas de salto em altura, e se dava muito bem.

Faltava tudo para Hudson. Desde dinheiro, equipamentos, estrutura até um treinamento adequado. Só não faltava apoio dos pais, que insistiram para que o garoto continuasse no esporte.

Hudson pensava em abandonar os treinos e trabalhar como office boy em uma agência bancária. Os pais disseram que poderiam segurar as pontas até que o filho conseguisse caminhar com suas próprias pernas.

Aos 16 anos, Hudson passou a treinar com João Sena, um dos principais nomes do atletismo brasiliense. Vendo no garoto esguio um grande talento para a corrida, Sena começou a treiná-lo em distâncias de meio-fundo, como os 800 e os 1.500 m.

Um ano depois, o jovem veio para São Paulo e passou a treinar com Adauto Domingues e se estabeleceu nos 1.500 m. Dois anos depois, foi para Presidente Prudente, no interior de São Paulo, e passou a ser instruido por Luiz Alberto de Oliveira, ex-técnico de Joaquim Cruz.

Em 2000, garantiu vaga para as Olimpíadas de Sydney, depois de quebrar o recorde sul-americano da prova no GP do Rio de Janeiro. Em 2003, apesar de insatisfeito com o próprio tempo, o corredor levou o ouro dos 1.500 e dos 5.000 metros no Pan-Americano de Santo Domingo.

Hudson, que já tinha vaga nos Jogos Pan-Americanos por ser o líder do ranking brasileiro, com o tempo de 3min38s74, venceu a prova com índice muito inferior, de 3min43s01.

"Cheguei a pensar que não ia dar nem pra competir", disse Hudson após a corrida. "Tive uma lesão grande, mas passei duas semanas em tratamento 'intensivão' na Alemanha. O médico falou que eu ia continuar sentindo dores, mas graças a Deus não senti nada e vou para o Pan."

No Ibirapuera, Hudson entrou na pista de atletismo com uma sapatilha de cada cor - uma branca e outra vermelha. "Não é amuleto, não, é só pra fazer uma graça e eu ficar respondendo sobre isso a toda hora", brincou o atleta quando questionado sobre uma possível superstição.