Data e local de nascimento:
31/08/76, em Cubatão (SP)
Peso/Altura:
59 kg / 1,71 m
Residência:
Presidente Prudente (SP)
Prova:
100 m com barreiras
Participações no Pan:
Rio-2007
Campanha no Pan-2007:
Desistiu por contusão
Gilvaneide Parrela
Gilvaneide Parrela liderava o ranking nacional dos 100 m com barreiras quando venceu a semifinal do Troféu Brasil, seletiva do atletismo disputada no final de junho, em São Paulo. Só que, logo após cruzar a linha de chegada, ela sofreu um espasmo muscular na perna esquerda e ficou de fora da prova final. Garantiu a convocação pelo ranking.
Ela se recuperou para a disputa do Pan, mas acabou desistindo de correr as semifinais da prova, no dia 24 de julho, no estádio João Havelange. Dois dias antes da disputa, durante um treino, ela sentiu uma fisgada na mesma coxa lesionada e resolveu ficar fora da competição.
Gilvaneide começou no atletismo aos 12 anos de idade. Foi através das aulas de educação física na escola que conheceu a modalidade. O técnico viu que ela tinha talento e encaminhou a jovem para um centro de treinamentos da cidade.
Em Cubatão treinou até os 16 anos, quando se mudou para São Paulo. “Fui para o Projeto Futuro, no Ibirapuera, a convite do professor Nélio Moura. “Treinei com ele de 94 ao ano de 96”, conta. Em 1996 foi para os Estados Unidos treinar com o técnico Luis Alberto de Oliveira, que é o atual treinador de seu marido. Morou nos EUA até 2001, ano que voltou ao Brasil. Permaneceu em Manaus até 2002 e mudou-se para Presidente Prudente, onde vive até hoje com Sanderlei.