UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Fábio Resende Baptista

Data e local de nascimento:
19/10/1984, em Jundiaí (SP)

Peso/Altura:
1,84m / 68kg

Residência:
São Caetano (SP)

Prova:
Salto em altura

Participações no Pan:
Rio de Janeiro-2007

Campanha no Pan-2007:
11º lugar

Fábio Baptista

No seu primeiro Pan, o brasileiro Fábio Baptista ficou na 11ª colocação no salto em altura ao saltar 2,24 m.

Aos 22 anos, Fábio mora desde os 14 em São Caetano. Mas, se pudesse escolher, não teria saído da casa da mamãe em Jundiaí, no interior de São Paulo.

"Minha carreira avançou rápido. Eu comecei com 14 anos, não treinei nem um mês em Jundiaí e já fui contratado por São Caetano e tive de mudar. Mas se pudesse, ficava na minha cidade mesmo. São Caetano é cidade de primeiro mundo, mas não é a mesma coisa que a nossa casa", diz o saltador, que completa: "São Caetano tudo bem. Mas em São Paulo eu não moro mesmo".

A precocidade da carreira fez do atleta quase um veterano das competições de internacionais. Nas categorias menores, ele já disputou Mundiais, Pan-Americanos, Sul-Americanos. "Só não disputei Olimpíada ainda. Até Pan eu já fui. Era juvenil, mas o nome era o mesmo", brinca.

Com tanta experiência, ele guarda uma delas com mais carinho: "Todas as competições têm aquele gostinho especial. Mas o Mundial de 2000, na Hungria, foi especial. Os índices eram muito fortes e só cinco brasileiros se classificaram. Foi marcante pelo índice, foi uma baita vitória".

Fábio começou a correr na aula de educação física do Sesi. "Eu ganhei uma corridinha de 60 metros e um técnico, no mesmo dia, estava procurando alguns atletas e me chamou. Logo depois já estava mudando de cidade".

A especialização, porém, foi mais lenta. "O salto em altura chegou devagarzinho. Em equipe do interior você normalmente faz de tudo. Eu comecei a me destacar nos 110 com barreira e no salto em altura, mas quando fui contratado para a equipe de São Caetano, comecei a me especializar".