UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Cisiane Dutra Lopes

Data e local de nascimento:
17/02/1983, no Recife (PE)

Peso/Altura:
49 kg / 1,58 m

Residência:
Recife (PE)

Prova:
20 km marcha atlética

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Desistiu da prova

Cisiane Lopes

Ela começou no atletismo aos 11 anos, durante as aulas de educação física do colégio. Disputava na época várias provas diferentes, salta com vara, provas de velocidade e revezamento. “Mas não ia bem e não conseguia me destacar em nenhuma”, comenta Cisiane Dutra Lopes.

Foi durante uma competição de atletismo na sua cidade, que conheceu uma modalidade que chamou muito a atenção da pernambucana: a marcha. Insistiu para eu sua professora deixá-la praticar. “No começo ela não queria que eu fizesse, mas fez um teste comigo e comecei”, explica.

Aos 13 anos se destacou na modalidade e começou a se dedicar apenas a marcha atlética. “No meu primeiro campeonato, em Pernambuco, fiquei em último”, lembra Cisiane. “Mas fui melhorando, treinando mais e passei a me classificar melhor”. O principal título na época foi o Campeonato Brasileiro de atletismo, na categoria menores. “Com 15 anos faturei o Brasileiro. Não parei mais”.

Cisiane conquistou a vaga para o Pan durante o Troféu Brasil de atletismo. “Estava em terceiro no ranking. Para conquistar a vaga precisava vencer o Troféu de qualquer jeito. Sabia que tinha que ralar. Fui para o tudo ou nada”, comemorou.

A meta da atleta era ficar entre as oito primeiras no Pan. Mas ela não resistiu ao forte calor no dia da prova, que foi disputada à tarde, e foi a primeira a desistir.