UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Alexon dos Santos Maximiano

Data e local de nascimento:
12/10/1982, em Manacapuru (AM)

Peso/Altura:
1,87 m / 92 kg

Residência:
Manaus (AM)

Prova:
Lançamento do dardo

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-07:
Bronze no lançamento do dardo

Alexon Maximiano

O resultado no GP Sul-Americano em Fortaleza, no dia 16 de maio, foi decisivo para a classificação de Alexon Maximiano para o Pan-Americano. O amazonense de 24 anos foi o melhor brasileiro no lançamento do dardo, terminando em quarto lugar, com a marca de 78,57 m, seu recorde pessoal. Mesmo não subindo ao pódio, ocupado por competidores estrangeiros, Maximiano registrou o melhor resultado da prova no ano. O pódio mesmo veio no Rio de Janeiro. Com uma marca de 76,04 m, ele ficou com o bronze.

Com isso, mesmo não vencendo o Troféu Brasil, seletiva do atletismo para os Jogos do Rio, o atleta assegurou lugar na equipe brasileira. O campeão do evento e o líder do ranking nacional estariam convocados e o amazonense atendeu à segunda exigência. Na seletiva, ele ficou atrás de Júlio César de Oliveira, que, mesmo campeão brasileiro, não superou o resultado de Maximiano em Fortaleza.

Na competição realizada no final de junho, em São Paulo, o vencedor cravou 74 m, contra 73,79 m do amazonense do clube São Raimundo, o mesmo do velocista Sandro Viana, que também estará no Pan, na prova dos 100 m e no revezamento 4x100 m.

Maximiano, que treina e mora em Manaus, prometeu buscar uma medalha no Pan e, para isso, se concentrou na evolução pessoal. "Estou preparado para ir ao pódio, mas já ficaria feliz se conseguir melhorar minha marca", disse, depois de confirmar sua vaga, no Troféu Brasil.