UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Divulgação

Nome completo:
Alessandro Costa Rosa

Data e local de nascimento:
03/02/1971, em Brasília (DF)

Peso/Altura:
1,92m / 123kg

Residência:
Presidente Prudente (SP)

Prova:
Lançamento do disco

Participações no Pan:
Rio-2007

Campanha no Pan-2007:
Último lugar no lançamento do disco

Alessandro Rosa

Com 1,92m e 123kg, Alessandro Rosa tem o biótipo perfeito para as provas de peso. Esse detalhe, porém, não agradou muito o atleta, que terminou sua participação no Pan com um último lugar no lançamento de disco. Sua prova preferida era o dardo, em que os atletas são "menores". "Eu lançava dardo, mas acabei crescendo demais. Aí, o corpo dói demais. Mas eu era bom, estava sempre nas finais do dardo", lembra.

Aos 36 anos, as esperanças de Alessandro em seu primeiro Pan-Americano não eram altas. "Quero fazer o meu melhor resultado, mas se isso não for o suficiente, paciência. Ficamos cinco a seis metros atrás de final mundial. Não temos tradição nessas provas", lamentou o atleta.

Segundo ele, os grandes problemas são os treinamentos. Ele, por exemplo, não tem técnico. "Não temos treinadores especialistas, quebramos o galo. Eu treino sozinho. Meu pai me ensinou e faço como ele fazia. Acho que com técnico especialista, eu estaria ganhando, mas fico limitado a fazer o que eu acho certo, mas que pode não ser o correto".

Alessandro chegou ao esporte por seu pai, ex-atleta, que o ensinou a lançar dardos e disco aos 15 anos. Apesar do sonho de ser um atleta profissional, ele nunca conseguiu deslanchar. "Foi um sonho, mas hoje não penso mais nisso".

Alessandro é professor de educação física e dono de uma academia de musculação em Presidente Prudente, onde mora. "Eu vivo da academia. Nunca nem cheguei perto de viver do atletismo. Hoje, ganho pouco mais do que um salário mínimo com atletismo e esse dinheiro é só para custear as viagens mesmo".