UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Adiamentos e confusões marcam história do Pan

Reprodução

Pôster para o Pan de 1942, adiado pela
entrada dos EUA na 2ª Guerra Mundial

O projeto dos Jogos Pan-Americanos surge na década de 30, inspirado nos Jogos Centro-Americanos, cuja primeira edição aconteceu em 1926. Durante as Olimpíadas de Los Angeles-1932, um grupo de países latino-americanos e o Comitê Olímpico Internacional (COI) fizeram uma proposta de competição que reunisse todos os países do continente. Era a época do governo de Franklin Roosevelt nos EUA e sua "política de boa vizinhança" em direção aos países latino-americanos.

Entretanto, a idéia demorou oito anos para ser colocada em prática. Apenas em 1940 foi realizado o primeiro Congresso Esportivo Pan-Americano, em Buenos Aires. No encontro, ficou decidido que a primeira competição seria realizada na própria Argentina, em 1942.

Mas o ataque japonês a Pearl Harbour (Havaí), em dezembro de 1941, e a posterior entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial fez com que os planos de criar uma competição continental fossem colocados na geladeira. Depois que o conflito acabou, a idéia voltou a ser debatida. Durante os Jogos Olímpicos de Londres, em 1948, aconteceu o segundo Congresso Esportivo Pan-Americano. Ficou decidido então que a competição aconteceria três anos depois, em Buenos Aires.

Assim, os Jogos Pan-Americanos finalmente foram disputados em 1951, na Argentina, com a presença de 2.513 atletas de 21 países, brigando por medalhas em 18 modalidades. Competindo em casa, os argentinos venceram os Jogos, conquistando quase metade (46,9%) das medalhas de ouro em disputa.

A história do Pan é marcada por várias confusões e riscos de cancelamento. A terceira edição dos Jogos, por exemplo, agendada para a cidade de Cleveland, teve sua sede mudada na última hora para Chicago. Em 1975, Chile do ditador Augusto Pinochet desistiu de abrigar o Pan, que passou para São Paulo, que, por sua vez, também renunciou porque passava por surto de meningite. A Cidade do México assumiu a sede, pela segunda vez (já fora responsável do Pan de 1955). Já em Santo Domingo, em 2003, o atraso nas obras também deixou a disputa em risco.

Antes de ganhar o direito de organizar o Pan no Rio de Janeiro, o Brasil foi sede de apenas uma edição dos Jogos Pan-Americanos: em 1963, em São Paulo. O baixo número de atletas (1.665, representando 22 países e disputando 19 modalidades) não impediu que a competição fosse uma das mais prestigiadas pela torcida.

A cerimônia de abertura, no estádio do Pacaembu, contou com a presença de 40 mil espectadores. Relatos da época afirmam que 30 mil pessoas assistiram ao jogo de basquete entre Brasil e EUA no ginásio do Ibirapuera.

Os Jogos Pan-Americanos de São Paulo também registraram a melhor participação brasileira na competição. A delegação ficou em segundo lugar, com 14 medalhas de ouro, 20 de prata e 18 de bronze. Apesar de o Brasil ter conquistado mais medalhas de ouro (29) em Santo Domingo, em 2003, a classificação do país foi pior (quarto no quadro de medalhas).

A Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), entidade com sede na Cidade do México que comanda o Pan, já escolheu a sede de 2011, o 16º Pan: a mexicana Guadalajara.
Índice de História