UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Curiosidades

  • Homenagem: o velocista André Domingos quis homenagear sua amiga Maureen Maggi, que venceu no salto em distância e posou no pódio com ursinho de pelúcia e unhas pintadas com a bandeira do Brasil. Antes do revezamento de 4x100 m, Domingos combinou com um repórter de TV e colocou unhas postiças com as cores nacionais. E, dessa forma, daria entrevista ao vivo após a prova. Na chegada, porém, ele se desesperou diante das câmaras. Com a troca dos bastões e o sprint, as unhas tinham caído.
  • Inimigos íntimos: o árbitro de vela José Fernando Ermel dividiu o quarto na Vila Pan-Americana com Rodrigo Pessoa, mas a relação entre os dois foi conturbada. O cavaleiro se queixou que não conseguiu dormir durante duas noites devido aos roncos do companheiro de quarto. Conhecido pelo apelido de “Boyzão”, Ermel respondeu no mesmo tom: “Posso até roncar, mas não faço o barulho que ele faz. Ele parece relinchar, como um cavalo.”
  • Pit stop: o brasileiro Éder Fialho ficou com o bronze na maratona, mesmo fazendo uma parada rápida durante a prova devido a uma crise intestinal. "No jantar, queria mais molho de tomate no macarrão e exagerei no ketchup. Procurei um mato, fiz as necessidades e voltei a correr", explicou no pódio. O ouro ficou com outro brasileiro: Vanderlei Cordeiro de Lima. Apenas 11 competidores disputaram a prova.
  • Homossexualismo: o prefeito de Winnipeg ficou continentalmente famoso, ganhando dezenas de reportagens dos jornalistas enviados a cidade. Tudo porque ele era o primeiro mandatário da América do Norte a se assumir como militante gay. Sua administração foi aprovada pelos eleitores, que o reelegeram em 2002.
  • Revelação: com 17 anos, número 621 do mundo e apenas 38º melhor tenista argentino à época, David Nalbandian eliminou o brasileiro André Sá e ficou com o bronze no simples (mesmo prêmio do brasileiro Paulo Taicher).
  • Turismo: a uruguaia Maria Elena Casal confessou à imprensa que se inscreveu "para se divertir" nos saltos ornamentais. Enquanto as competidoras pulavam da plataforma de 10 m, só se "arriscou" dos 5 m. No trampolim, pagou a brincadeira com uma ridícula barrigada.
  • Intrusos: considerado o Pan mais bem organizado da história do evento, os Winnipeg-1999 e seus atletas sofreram de um problema inesperado: uma invasão de mosquitos dos lagos vizinhos à cidade.