UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • Cuba conseguiu repetir o feito da Argentina, em 1951, e se tornou o segundo país a derrotar os Estados Unidos no quadro geral de medalhas. Apesar do menor número total de medalhas, os cubanos conseguiram 10 ouros a mais que os vizinhos do norte.
  • Sem Argentina e Brasil na disputa do torneio de futebol, os norte-americanos conseguiram a medalha de ouro pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos. O time dos Estados Unidos contava com a base da Copa do Mundo de 1994: o zagueiro Balboa, o goleiro Meola e o técnico sérvio Bora Milutinovic.
  • As 140 medalhas de ouro de Cuba tiveram uma bela contribuição do boxe. Nos ringues, os cubanos venceram todas as categorias, menos uma. O norte-americano Steve Johnston conseguiu a honrosa medalha de ouro na categoria dos meio-médios.
  • Após mais de uma década de combates entre o governo sandinista (de orientação esquerdista) e os contras (guerrilha patrocinada pelos Estados Unidos), a Nicarágua conseguiu o seu melhor desempenho em uma Pan: uma prata e dois bronzes.