UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • Os Estados Unidos, berço do beisebol e do basquete, sucumbiram em casa nas duas modalidades. Cuba venceu a final no esporte dos bastões. Já no basquete masculino, uma atuação histórica de Oscar garantiu o triunfo sobre a equipe do então universitário David Robinson.
  • Roberto Urrutia, que competiu por Cuba em 1975 e 1979 no levantamento de peso, atuou pelos Estados Unidos em 1987. Ao total, foram três medalhas de bronze pelos dois países.
  • A arqueira norte-americana Denise Parker, de 13 anos, se tornou a atleta mais jovem a ganhar ouro em Jogos Pan-Americanos. Foram dois em 1987, no tiro com o arco individual e por equipes.
  • O norte-americano Rob Stull foi o primeiro atleta a ganhar medalhas em dois diferentes esportes em uma mesma edição de Pan. Ele conseguiu o ouro no pentatlo moderno e a prata na esgrima (espada por equipe).
  • O quarto ouro brasileiro no futebol do Pan teve uma autêntica batalha na semifinal contra o México. Quirarte deu um soco no técnico Carlos Alberto Silva. O zagueiro Ricardo Rocha levou um pontapé, e o lateral Nelsinho foi também agredido. Os brasileiros chegaram na final e bateram por 2 a 0 (um dos gols de Evair). No gol estava Taffarel, que, sete anos depois, iria ganhar o tetracampeonato mundial nos mesmos Estados Unidos.
  • Dan Carlisle estabeleceu o recorde mundial da fossa olímpica com um total de 198 pontos de 200 possíveis.
  • Gisele Miró e Fernando Roese ficaram com ouro no tênis individual, o que não acontecia com o Brasil desde o Pan de São Paulo, em 1963. Mas Patrícia Medrado foi vetada de participar por ser considerada profissional. Patric McEnroe, irmão do lendário John McEnroe, também seria barrado, mas acabou liberado e ganhou o ouro nas duplas masculinas.