História - Quase boicote, Mickey e Oscar marcam a edição
A 10ª edição estava marcada para o Chile de Augusto Pinochet, que novamente desistiu da organização, como em 1975. O Equador recusou sediar, e os Estados Unidos acabaram abrigando o Pan. Cuba ameaçou boicotar, acusando os norte-americanos de pagarem US$ 25 milhões para serem escolhidos. Os cubanos só desistiram da idéia quando foram prometidos os Jogos de 1991 para Havana.
A sombra do boicote voltou quando se descobriu que um integrante da equipe de tiro do Chile, Francisco Zúñiga, era acusado de torturador. Os Estados Unidos acabaram barrando o visto dele, e os 16 países que ameaçavam não comparecer voltaram atrás.
Resolvidos os percalços, Indianápolis faz a festa de abertura no famoso circuito oval das 500 Milhas e deixou a festa para a Disney –foi Mickey quem apresentou o mascote dos Jogos: o papagaio Amigo. O show ficou por conta do Miami Sound Machine, grupo da cantora anticastrista Gloria Estefan. Quem fez o discurso oficial foi George Bush, pai do atual presidente do país, George W. Bush.
Para os brasileiros, que viviam em tempos de Constituinte, esse Pan ficou marcado pela conquista do ouro no basquete masculino sobre os Estados Unidos na casa dos adversários.