UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Feitos históricos

  • As Ilhas Virgens, muito antes de terem o astro Tim Duncan, foram a grande zebra do torneio de basquete masculino. Conseguiram derrotar a seleção brasileira na primeira fase. Na fase final, caíram e perderam o bronze.
  • No atletismo, Renaldo Nehemiah, dos Estados Unidos, quebrou o recorde mundial dos 110 m com barreiras.
  • Na natação, dois recordes mundiais conseguidos por norte-americanos: Mary Meagher quebrou a marca dos 200 m borboleta, com 2mmin09s77; e Jesús Vasallo fez o mesmo nos 200 m medley, com 2min03s29. Vassalo, aliás, era porto-riquenho naturalizado norte-americano e foi muito aplaudido pelo público.
  • O cubano Teófilo Stevenson conseguiiu em Porto Rico seu bicampeonato pan-americano após ser bi olímpico. Ele só não foi tetracampeão olímpico porque Cuba boicotou os Jogos de Los Angeles-1984. Os jornais da época o chamavam de o Muhamad Ali do boxe amador.
  • O vôlei feminino peruano vivia seu auge, batendo sempre as brasileiras na América do Sul, mas no Pan-Americano sempre tropeçava no final, seja para Cuba ou Estados Unidos. Em 1979, as peruanas chegaram a sua quarta prata consecutiva. O Peru ainda ganhou dois bronzes e uma prata na década seguinte, mas entrou em decadência ao mesmo tempo da ascensão brasileira na modalidade.