UOL Esporte - Pan 2007
UOL BUSCA
Histórias do Pan

Curiosidades

  • Carrões: aproveitando preços de até US$ 100, vários atletas nacionais compraram carros usados nos Estados Unidos e trouxeram para o Brasil, à época com indústria automobilística incipiente.
  • Celebridade: o irmão da atriz Grace Kelly, Jack Kelly, filho do campeão olímpico homônimo e medalhista no Pan-55, foi o atleta escolhido para fazer o juramento na festa de abertura.
  • Canhotinha: ainda com a franjinha da juventude, Gerson estava na seleção brasileira, que tinha como base o Fluminense. A estréia do Brasil no futebol, contudo, foi desastrosa: perdeu para os Estados Unidos e empatou com a tricampeã continental Argentina. A equipe foi prata, e os jogadores culparam o técnico pelo desempenho. Passados 11 anos, Gerson se consagraria na conquista do tricampeonato da Copa do Mundo, no México.
  • Retorno triunfal: na disputa da medalha de bronze, a seleção de basquete perdia o jogo para Porto Rico, mas venceu no final com uma cesta de Mosquito, que, pessimista, já estava no vestiário e sem tênis quando foi chamado de volta à quadra porque vários companheiros acabaram expulsos.
  • Lesão insólita: apontado como favorito ao título no boxe, o meio-médio-ligeiro Jorge Sacoman foi impedido de enfrentar Vicent Shomo, dos Estados Unidos, por decisão da comissão médica do evento. Diagnóstico: uma espinha no tórax.
  • Medalha, medalha: a vela entrou de vez no programa do Pan com as Bahamas surpreendendo e levando dois ouros (na classes Star e Finn). O país caribenho teve a mesma quantidade de medalhas douradas que outras duas ilhas da região: Cuba e Jamaica.