Comitê paralímpico está disposto a ajudar Laís Souza a ser atleta de bocha

Felipe Pereira

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • Flávio Santana/Abril

    Ex-ginasta Lais Souza participou na última terça (11) de debate em São Paulo

    Ex-ginasta Lais Souza participou na última terça (11) de debate em São Paulo

O desejo de Laís Souza em se tornar atleta de bocha adaptada recebe total apoio dos dirigentes brasileiros que prometem dar toda estrutura necessária. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informou que se for vontade dela, pode indicar clubes para prática da modalidade na região de Ribeirão Preto, onde a ex-ginasta mora, e sugerir técnicos.

O presidente da entidade, Andrew Parsons, disse que já conversou com Laís sobre o assunto. " Eu mesmo já falei disso com ela num evento de um dos nossos patrocinadores alguns meses atrás. Mas é um caminho longo. Ela tem que aprender a modalidade, treinar. Ela está ainda no processo de reabilitação. Mas é óbvio que tem espaço."

De acordo com o presidente do CPB, a ex-ginasta se mostrou entusiasmada com a possibilidade de voltar a competir. O desejo de ser atleta de bocha foi manifestado por Laís na terça-feira em um evento na cidade de São Paulo. Na ocasião, afirmou que espera estar sempre ligada ao esporte e tem o objetivo ainda incipiente de ser atleta paralímpica.

"Eu conheci a bocha adaptada. Para esse esporte, não precisa ter movimento. Tem uma equipe profissional no Rio e eu pretendo conhecer. Talvez eu seja uma atleta, uma 'paratleta' logo, quem sabe", declarou.

A bocha é considerado o esporte com maior inclusão porque permite que pessoas sem movimento nos braços e pernas possam competir. Até atletas vítimas de paralisia cerebral e que mal conseguem falar participam da modalidade. Para jogar, eles usam uma calha longa.

Um assistente chamado de calheiro fica de costas para quadra e posiciona o objeto conforme o esportista ordena. Encontrar o local ideal é fundamental porque ao correr pela calha a bola deve ir na direção desejada pelo atleta.

A precisão é adquirida com treinos em que também se mede a força, estipulada pela altura que a bola é solta na calha. Os praticantes de bocha montam e estudam planilha com uma série de anotações referentes a força e distância. Lembrar delas é importante para colocar em prática a estratégia adotada numa partida.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos