Algoz do Brasil na semi, Uruguai vence México e fica com o ouro no Pan

Do UOL, em São Paulo

A medalha de ouro do futebol masculino nos Jogos Pan-Americanos de 2015 é do Uruguai. Algoz do Brasil na semifinal, a seleção celeste contou com um gol de falta ainda no primeiro tempo para vencer o México por 1 a 0 em decisão disputada neste domingo, no Canadá.

Esta é a segunda medalha de ouro conquistada pelo futebol masculino do Uruguai na história do Pan-Americano. A primeira foi em 1983, na Venezuela. A seleção celeste ainda conta com um bronze, do último Pan, em 2011, realizado no México.

Já o México, que havia vencido o Uruguai na primeira fase por 1 a 0, perde a chance de alcançar a sua quinta medalha de ouro. Levou a melhor nos anos de 1967, 1975, 1999 e 2011.

Fases do jogo: De nada adiantou a maior posse de bola do México no primeiro tempo. Mesmo criando menos, foi o Uruguai quem foi para o intervalo em vantagem no placar, depois de uma bela cobrança de falta. Logo aos 10min, Brian Lozano bateu com categoria por cima da barreira – um dos zagueiros não pulou e facilitou a vida do uruguaio – e inaugurou o placar no campo sintético do estádio de Hamilton. 1 a 0 para o Uruguai. O México terminou o primeiro tempo com 62% de bola, mas nem assim conseguiu assustar tanto o gol de De Amores.

O panorama na etapa final seguiu o mesmo, com o Uruguai bastante forte na defesa e sem dar muita chance para o México criar oportunidades de perigo, a não ser na bola parada. Na base da raça, a seleção mexicana até ficou perto do empate, mas acabou tendo um homem expulso (Silva) aos 40min e, a partir daí, encontrou ainda mais dificuldades. Foi até o Uruguai quem criou a grande chance do segundo tempo, já nos acréscimos, com Gonzáles perdendo um gol cara a cara com o goleiro Lajud.

O melhor: Lozano. O camisa 18 construiu algumas boas jogadas e acabou decidindo a partida com uma bela cobrança de falta, apesar da 'ajuda' da barreira.

O pior: Van Rankin. Estava na barreira e não pulou na falta cobrada por Lozano, tornando-se decisivo para o único gol da partida e, consequentemente, para a derrota do México.

Para lembrar:

Quase 100%. A derrota para o México na primeira fase foi a única do Uruguai na competição. Fora isso, o time celeste venceu Trinidad e Tobago, por 4 a 0, Paraguai, por 1 a 0, Brasil, por 2 a 1, e México, por 1 a 0, na grande decisão deste domingo. Já a seleção mexicana sofreu sua primeira derrota no Pan bem na final.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos