Deserções fazem time de hóquei de Cuba jogar com 3 a menos e tomar goleada

Do UOL, em São Paulo

O time de hóquei na grama de Cuba desembarcou no Pan de Toronto com 16 jogadores. E deixará a metrópole canadense com apenas a metade dos atletas. Isso porque nada menos que oito jogadores desertaram. 

Na modalidade, cada time inicia a partida com 11 jogadores. Ou seja, Cuba entrou em campo neste sábado (25) para enfrentar Trinidad e Tobago valendo o sétimo lugar faltando três atletas. Resultado: derrota por 13 a 0.

"Temos sete companheiros nos EUA. Mas fomos representar Cuba com nosso maior esforço, nosso amor pela bandeira cubana e pela nossa equipe", disse Roger Aguilera após o revés, sem especificar o destino do oitavo desertor.

Segundo o jornal argentino Canchallena, cifras extraoficiais dão conta que pelo menos 20 atletas cubanos desertaram durante o Pan do Canadá. Os números são incertos porque a deserção é um tema rechaçado na delegação cubana. No Pan de Winnipeg, em 1999, também no Canadá, pelo menos 13 cubanos desertaram.

Se o time masculino de hóquei de Cuba entrou em campo com apenas oito jogadores, a equipe feminina também sofreu por causa do número reduzido de atletas. Na sexta-feira, as cubanas começaram o jogo contra as dominicanas com apenas nove titulares.

"É algo difícil para nós. Só tínhamos oito jogadoras e mais a goleira. Tivemos que jogar com nosso coração", disse a cubana Brizaida Ramos.

Além dos atletas de hóquei na grama, também desertaram de Cuba no Pan de Toronto quatro remadores, segundo confirmou à imprensa canadense o próprio técnico Juan Carlos Reyes, e dois saltadores, de acordo com o site Cuba Sí

UOL Cursos Online

Todos os cursos