Cinco anos após chegar ao Brasil, Magnano pode ganhar seu 1º título

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • William Lucas/inovafoto

    Magnano chegou ao Brasil no início de 2010 e só foi uma vez ao pódio com a seleção

    Magnano chegou ao Brasil no início de 2010 e só foi uma vez ao pódio com a seleção

Rubén Magnano chegou ao Brasil para dirigir a seleção masculina de basquete em janeiro de 2010. Em cinco anos de trabalho, acumulou resultados relevantes - como a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012, a quinta colocação em Londres, e o sexto lugar na última Copa do Mundo - e também decepções, como a queda na primeira fase da Copa América de Caracas, em 2013, sem vencer nenhum jogo.

O que não conseguiu até agora, entretanto, foi um título em competições oficiais. Mas a história poderá mudar neste sábado. Às 17h30 (de Brasília) o Brasil enfrenta o Canadá na decisão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto em um duelo de duas equipes invictas.

O melhor resultado em termos numéricos para Magnano no comando da seleção até hoje foi a segunda posição do Pré-Olímpico de Mar del Plata-2011.

"É muito importante para mim este título. Se dissesse que não era importante, estaria faltando com respeito ao Brasil, aos seus torcedores e principalmente ao basquete do país. Já me sinto orgulhoso de ter ao menos a prata garantida. Mas espero levar este ouro. Saímos do Brasil com esta ideia, e já cumprimos metade do objetivo, falta a outra metade", disse o treinador que está em um Pan apenas pela segunds vez na carreira. A outra foi em 2011, quando o time nacional caiu ainda na primeira fase.

"Ali não tivemos preparação nenhuma. Não se comparara ao momento que estamos vivendo agora", disse o treinador.

Com a prata assegurada, Magnano garantiu a única medalha com seleções que faltava em seu extenso currículo, cujo feito mais relavante é o ouro olímpico de 2004, com a Argentina.

"Não sou um cara que pensa na história. Nunca penso em títulos que já levei. Se você me perguntar quantos títulos eu tenho, eu não saberia responder prontamente. Não sou de ficar sentado na história", disse.

"Ganhar este Pan-Americano será importante para colocar o basquete brasileiro na vitrine", completou o treinador de 60 anos. 

Os torneios de Magnano com a seleção brasileira:
Mundial de 2010:  9º lugar
Pré-Olímpco de 2011: 2º lugar
Pan-Americano de Guadalajara-2011: 5º lugar
Olimpíada de Londres-2012: 5º lugar
Copa América de 2013: 9º lugar
Copa do Mundo de 2014: 6º lugar

 

#ResumodoPAN: 15º dia é marcado por ouro no handebol e acusação de abuso

UOL Cursos Online

Todos os cursos