Brasil "herda" a prata nos 4x100m do atletismo após eliminação do Canadá

Do UOL, em São Paulo

O Brasil conquistou a medalha de prata nos 4x100m do atletismo nos Jogos Pan-Americanos. A equipe brasileira chegou no terceiro lugar com o tempo de 38s68, um centésimo à frente do quarto colocado e dois de vantagem para o quinto. No entanto, a equipe canadense, que tinha vencido a disputa, acabou sendo desclassificada por conta da invasão de um de seus atleta.

A medalha foi conquistada por uma equipe formada por Bruno de Barros, Aldemir da Silva, Gabriel Constantino e Gustavo dos Santos.

A seleção brasileira entrou na prova como azarão. Na fase de classificação, o Brasil só conseguiu chegar às finais com o último tempo.

"Trocamos a ordem na hora. Eu iria fechar, mas colocamos o Aldemir, o que foi ótimo. O problema é que quase não conseguimos passar. Foi no finalzinho", disse Bruno Lins.

"Eu achei que não ia dar. Fiquei torcendo, passa o bastão, Bruno. Pass o bastão pelo amor de deus. Ele conseguiu só no limite. Eu sei tudo. Quando dei a cabeçada (na chegada) e vi só dois na minha frente, sabia que a medalha era nossa", completou Aldemir.

O ouro da competição ficaram com os EUA. Já o bronze foi herdado por Trinidad e Tobago.

Heptatlo rende bronze para o Brasil

Vanessa Spinola conquistou a medalha de bronze no heptatlo, competição que mistura sete modalidades do atletismo. Ela terminou a prova com 6035 pontos.

O ouro foi para Yorgelis Rodriguez, de Cuba. A prata ficou com Heather Miller, dos EUA. Elas fizeram 6332 e 6178 pontos, respectivamente.

"Eu fiz um primeiro dia incrível. E achamos até que poderia dar índice para o mundial. Mas acordei muito mal hoje, cansada. Tentei o tempo todo acordar, porque valia medalha. Não podia sair sem medalha daqui", falou.

Brasil perde o bronze no revezamento por apenas um centésimo

Quando Rosângela Santos recebeu o bastão no início da reta dos 100 metros, os olhos brilharam. Ela acreditava que existia, sim, chance de medalha nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Assim, ela acelerou, acelerou e acelerou. Não deu. O time brasileiro, campeão há quatro anos, acabou em quarto lugar, atrás dos EUA (novo recorde pan-americano com 42s58), da Jamaica (42s68) e do Canadá (43s00). O mais dolorido? O tempo brasileiro de 43s01.

Por apenas um centésimo, as brasileiras acabaram atrás das donas da casa. O que seria um motivo de choro, porém, era comemoração para elas. O Pan de Toronto não foi bom para os corredores brasileiros. Recordista brasileira, Ana Cláudia Lemos ficou fora da competição ao sofrer uma lesão durante as eliminatórias dos 200m. O time que correu neste sábado (25) tinha treinado apenas dois dias com essa formação.

"Estamos muito felizes com isso. Superamos todos os problemas que enfrentamos", comemorou Vanusa dos Santos. "Melhoramos bastante desde as eliminatórias. Sentimos falta da Ana e vamos espera-la para o Mundial, mas saímos felizes com essa evolução", completou Rosângela.

UOL Cursos Online

Todos os cursos