Após crise, esgrima se despede com prata e recorde de pódios

Daniel Brito

Do UOL, em Toronto (CAN)

A esgrima brasileira despediu-se dos Jogos Pan-Americanos com uma inédita medalha de prata no florete por equipes masculino. O trio formado por Ghislain Perrier, Fernando Scavasin e Guilherme Toldo caiu ante os Estados Unidos, por 45 a 26. Os americanos contavam em sua equipe com Gerek Meinhardt, que ocupa o segundo posto no ranking mundial do florete.

Com a prata deste sábado, penúltimo dia do Pan de Toronto, a esgrima verde-amarela encerra sua participação com cinco medalhas, sendo quatro bronzes e uma prata. Nathalie Mullhousen foi bronze na espada, Renzo Agresta, no sabre, Ghislain Perrier, no florete, e a equipe de espada feminina também foi terceira colocada. Nathalie, Rayssa Costa e Amanda Simeão compuseram o time.

Os pódios no Pan coincidem com uma crise que assolou a esgrima nacional nesta temporada. Os atletas cobraram, por meio de um abaixo assinado enviado em março à Confederação Brasileira de Esgrima, transparência e participação dos clubes no processo eleitoral da entidade.

Assim, eles engrossam o coro iniciado pela esgrimista paulista Élora Ugo Pattaro, 29, que também em março publicou um vídeo na internet anunciando seu desligamento da equipe nacional de sabre para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 pelos mesmos motivos.

Gerli dos Santos, presidente da CBE, assistiu à final do florete por equipes masculino em Toronto e comemorou o fim da crise. "Os resultados mostram que estamos no caminho. É uma participação histórica, principalmente porque o Pan é a principal competição da esgrima brasileira", disse ao UOL Esporte.

Até então, a melhor participação nacional em Pans havia sido no Rio-2007 e Guadalajara-2011, quando foram conquistados três bronzes em cada edição.

UOL Cursos Online

Todos os cursos