Em jogo de pancadaria, Brasil perde vaga em virada de 1 minuto do Uruguai

Rodrigo Mattos

Do UOL, em Toronto (CAN)

Com um jogador a mais desde os 10 minutos da etapa inicial, o Brasil vencia o Uruguai por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo, mas tomou dois gols num minuto e acabou perdendo de virada a vaga na final do futebol masculino. Nesta quinta-feira, em Hamilton, cidade vizinha a Toronto, a seleção comandada por Rogério Micale saiu derrotada por 2 a 1 em jogo marcado por soco, confusões e pontapé.

A derrota para o Uruguai entra na lista de decepções do futebol masculino brasileiro em Pans. A última vez que a seleção brasileira levou ouro nos Jogos foi em 1987, em Indianápolis – quando ainda era permitido inscrever jogadores com mais de 22 anos. Desde então, seu melhor resultado foi em Santo Domingo, em 2003, quando foi prata. Nas demais edições, nem subiu ao pódio. 

Com a derrota relâmpago de virada, os brasileiros viraram alvo de gozação para os uruguaios. "Quando o Brasil joga com o Uruguai, não sei o que acontece que ficam com medo", disse Nicolas Albarracin ao UOL Esporte.

"Fala isso da boca para fora. São tão inferiores a nós e ficam tão felizes que falam coisas que não tem nada a ver", rebateu Andrey, goleiro do Brasil. "Estávamos ganhando até o final. Tomamos um gol de bola parada que é difícil e eles cresceram. Quem vira cresce no jogo", acrescentou Lucas Piazon, meia do Chelsea. 

Agora, o Brasil espera o confronto entre Panamá e México, ainda nesta quinta, para saber quem será seu adversário na briga pela medalha de bronze.

O jogo
O Uruguai teve um jogador expulso logo aos 10 minutos. Lemos deu um soco na barriga de Bruno Paulista e foi mais cedo ao vestiário. Mas o Brasil não conseguiu ser superior em nenhum momento da partida, que transcorreu travada e brigada e sem grandes chances para nenhum dos lados.

O primeiro gol só surgiu aos 30 minutos do segundo tempo, e de forma sofrida. Erik, atacante do Goiás, foi lançado na área e sofreu pênalti. Clayton bateu mal e parou no goleiro do Uruguai, mas a bola voltou nos seus pés e o brasileiro faturou no rebote.

Aos 35 minutos, Dodô deu pontapé em Suárez e foi expulso - igualando o número de jogadores em campo e dando início a mais uma confusão. E o Uruguai aproveitou. Virou o jogo num minuto. Michael Santos, aos 40, e Andrés Schettino, aos 41, viraram a partida. E mais um fracasso para a galeria de vexames recentes do Brasil no futebol.

UOL Cursos Online

Todos os cursos