Se esse Pan de Toronto fosse no Brasil...em 10 tópicos
Daniel Brito
Do UOL, em Toronto (CAN)
É inevitável comparar o Pan realizado pelos canadenses em Toronto com o que houve no Rio, oito anos atrás. Assim como é missão impossível não medir o comportamento dos locais durante as provas, seus hábitos e suas maneiras de receber os turistas. Principalmente depois que recebemos outro grande evento, como a Copa do Mundo-2014 em diversos pontos do país. Em Toronto, é quase um mantra entre brasileiros que acompanham os Jogos in loco a expressão "Se fosse no Brasil…". Ao lembrar que alguns dos fatos que estão acontecendo no Canadá seriam manchetes em jornais do mundo todo se os Jogos fossem em território nacional.
Listamos, abaixo, algumas das comparações entreouvidas durantes os dias de Jogos Pan-Americanos de Toronto.
1. ...o time da casa não estaria em segundo lugar no quadro de medalhas, disputando, cabeça-com-cabeça, a primeira posição com os Estados Unidos.
2. ...Não haveria local de competição em outra cidade que não fosse a sede do Pan. Toronto distribuiu em mais de 10 cidades as arenas de competição, alguns até 200 km de distância do Parque Pan-Americano.
3. ...torcedores e jornalistas não teriam problema com bares e restaurantes que fecham as portas às 23h.
4. ...já teríamos ouvido vaias contra os rivais de todos os atletas brasileiros, até no tênis, ginástica e esgrima, esportes nos quais a moderação do torcedor é obrigatória.
5. ...não deixaríamos o Maracanã de fora da competição. Em Toronto, o Rogers Center, estádio de beisebol com capacidade para 56 mil pessoas, o Maracanã canadense, abrigou apenas a cerimônia de abertura e receberá a de encerramento, no domingo.
6. ...saberíamos histórias de atletas estrangeiros que se empanturraram de comidas com condimentos tropicais e ficaram debilitados para competir.
7. ...teríamos um sistema de transporte de atletas e oficiais dos Jogos mais eficiente do que este que os canadenses estão promovendo. O Brasil já fez melhor que o Canadá neste item tanto no Pan-07 quanto na Copa do Mundo-14.
8. ...haveria mais notícias policiais envolvendo participantes dos Jogos do que se tem notícia em Toronto.
9. ...não aproveitaríamos ginásios de hóquei no gelo para servir como locais de competição de esportes como boxe, judô, taekwondo, ginástica artística. Construiríamos novas arenas. De preferência, dentro de um autódromo. E sem planejamento de utilização para o pós-Pan.
10. ...gringos já teriam caído no samba há muito tempo.