Brasil vai à 7ª final seguida do handebol e espera rever Argentina
Daniel Brito
Do UOL, em Toronto (CAN)
Disputa do handebol masculino dos Jogos Pan-Americanos você pode esperar o Brasil entre os finalistas. Ao menos é o que acontece desde 1991. A seleção cumpriu a tradição, bateu o Chile por 34 a 24 nesta quinta-feira e está na decisão.
O adversário na final poderá ser um velho conhecido de Pans. A Argentina disputa a vaga na decisão contra o Uruguai e se vencer, repetirá as últimas três finais.
O retrospecto recente é positivo para o Brasil, afinal, a seleção saiu campeã em duas das três finais. Mas, a última vez em que se encontraram, em Guadalajara, os argentinos levaram a melhor.
"Chegamos onde queríamos. Esperamos uma final contra Argentina, que vai ser um clássico", disse Jordi Ribera, técnico do Brail.
"Argentina e Brasil são diferenciados, eles foram campeões em 2011, ficaram na nossa frente no Mundial, então não podemos dizer que o Brasil está à frente da Argentina", completou.
Chiuffa foi outro a falar sobre o possível duelo contra os argentinos e relembrou que ainda sente o gosto amargo de quatro anos atrás.
"Acho que vai ter zebra, Argentina vai estar na final. A gente quer descontar a final de Guadalajara. A gente pode dizer que não influencia, mas vemos aquela medalha de prata em casa e fica aquele gosto amargo", afirmou.
Se for campeão no Canadá, o Brasil igualará o número de ouros de Cuba em Jogos Pan-Americanos. Serão quatro para cada lado, só que os brasileiros ganharam mais pratas.
A superioridade brasileira não demorou para aparecer em quadra. Depois dos dez primeiros minutos equilibrados, o Brasil começou a abrir vantagem, que não foi ameaçada pelos chilenos em momento algum.
A larga vantagem fez até com que os brasileiros se poupassem consideravelmente no segundo tempo para a decisão.
A maior preocupação brasileira era Esteban Salinas, autor de quase metade dos gols do Chile no jogo. Foram dez no total para o chileno, que fez com que o Brasil sofresse mais de 20 gols em uma partida pela primeira vez neste Pan.