Medalhista do Pan na pendura resolve morar em engenhoca dentro do carro

Daniel Brito

Do UOL, de Minden (CAN)

  • Divulgação

    Hayward em sua casa sobre o carro: ele mesmo a desenhou e a ergueu

    Hayward em sua casa sobre o carro: ele mesmo a desenhou e a ergueu

Ben Hayward, canadense da cidade de Edmonton, conquistou o bronze na canoagem slalom K1 (caiaque individual) no Pan de Toronto, em mais um caminho de sua trilha rumo aos Jogos Olímpicos do Rio-2016. E o caminho para ele está sendo construído de forma artesanal. Há dois anos ele trocou o frio do Canadá para viver dentro de uma casa sobre um carro a vagar pela Europa. Agora, ele arrecada fundos na internet para manter-se competindo e treinando.

Hayward, 25, usou de seu conhecimento de design e arquitetura para construir a própria casa sobre uma van. Foi em Cardiff, na capital do País de Gales, que ele contou com a ajuda de um amigo erguer seu novo lar em apenas uma semana. Do Reino Unido ele desceu pela Europa em seu carro-casa em busca de rios para descer com o seu caiaque slalom.

"Não tinha a menor condição de fazer as etapas da Copa do Mundo de canoagem slalom na Europa se eu não morasse lá [na Europa]. Mas é muito caro pagar passagem e hotel para cada competição, então eu usei da criatividade para continuar minha caminhada rumo aos Jogos Olímpicos no Rio", contou Hayward ao UOL Esporte.

A casa-carro do canadense chama a atenção porque não é um trailer, nem é um carro sem os estofados. É um carro grande com uma casa de madeira em cima. Diferente de tudo que se está acostumado a ver nas estradas do Brasil.

"São sete metros quadrados de casa. É pequeno, mas é legal, confortável, dá para viver bem. Obviamente que não passarei minha vida inteira lá dentro, mas estou muito satisfeito", explicou o canoísta.

Daniel Brito/UOL
Ben Hayward foi bronze no slalom k1 (individual) no Pan de Toronto

Ele vai acompanhando as etapas internacionais de canoagem por meio de doações feitas por meio de sua página na internet (www.vanstarter.com). É possível comprar camisetas, ou simplesmente gravar o nome do doador nas paredes de madeira da casa como forma de contrapartida pela colaboração.

Embora possa viver onde bem entender, desde que haja lugar para estacionar sua casa, Hayward optou por se estabelecer na cidade francesa de Pau, nos Pirineus, onde há corredoras de alto nível para manter-se treinando na maior parte do ano.

Hayward está tão integrado a este projeto, que até para competir em casa, neste Pan de Toronto, ele organizou um planejamento para a casa. "Deixei na casa de um amigo, na República Tcheca, ele tem uma garagem espaçosa, a casa e o carro estão seguros ali. Após o Pan, eu volto para casa", avisou. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos