Jogador de futebol americano conquista medalha de prata no Pan de Toronto
Bruno Doro
Do UOL, em Toronto (Canadá)
-
Rick Stewart/Getty Images
Marquise Goodwin é jogador da NFL
O jogador de futebol americano Marquise Goodwin conquistou uma medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos. Ele conseguiu o segundo lugar na competição do salto em distância nesta quarta-feira ao alcançar a marca de 8,27 metros. O ouro foi para Jeffery Henderson, dos EUA, e o bronze ficou com Emiliano Lasa, do Uruguai.
Marquise Goodwin é campeão mundial júnior, foi duas vezes campeão americano e disputou os Jogos Olímpicos de Londres-2012, sempre no salto em distância. É um currículo impressionante. Mas ele é ainda mais do que isso.
Além de atleta, Marquise também é jogador de futebol americano. Ele foi draftado em 2013 e desde então joga pelo Bufallo Bills. Na temporada passada, sofreu uma série de contusões – ficou afastado por estiramentos musculares, uma costela trincada e até uma concussão. Vir para o Pan é quase uma etapa em sua recuperação.
Ele começou a treinar para o Pan há dois meses. Conseguiu ficar entre os quatro melhores na seletiva norte-americana e acabou convocado. Segundo ele, a preparação para a prova o ajuda no futebol, já que mantém a explosão muscular e ajuda na agilidade – principalmente nas mudanças rápidas de direção que um jogador de sua posição (ele é wide-receiver, o jogador que recebe os passes mais longos dos quarterbacks). "Além disso, aqui ninguém bate em você", brincou, em entrevista para o ESPN.com.
Sua presença no elenco do Buffalo Bills é uma vitória não só para ele, mas para atletas que encaram jornada dupla no esporte universitário americano. Desde os nove anos, Marquise treina as duas modalidades. Cursou a faculdade do Texas com bolsa esportiva. "Existe uma lenda que diz que quem vem do atletismo não consegue jogar futebol americano. Estou aqui para mudar isso", diz.