Brasil bate Venezuela no basquete, já supera último Pan e vai à semifinal
Fábio Aleixo*
Do UOL, em Toronto (CAN)
A seleção brasileira masculina de basquete deu mais uma prova de que é, sim, favorita ao título dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Nesta quarta-feira (22) venceu a Venezuela sem muitas dificuldades. Fez 79 a 64 e garantiu sua passagem para as semifinais. O passaporte foi carimbado com o passeio dos Estados Unidos sobre Porto Rico por 102 a 70.
Agora, o jogo entre Brasil e EUA, nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), apenas definirá o primeiro colocado do Grupo A.
"Me deixa orgulhoso que depois de dois jogos tenhamos deixado uma boa imagem e que nos coloquem como favoritos", afirmou o técnico Rubén Magnano depois da partida.
Se a vaga não vier ainda nesta rodada, poderá ser assegurada nesta quinta-feira, contra os Estados Unidos, às 22h (de Brasília).
Com as duas vitórias, o Brasil já supera há quatro anos em Guadalajara-MEX, quando perdeu dois de seus três jogos e acabou eliminada ainda na primeira fase. Naquela oportunidade, terminou somente no quinto posto.
"Pela forma que ganhamos nossos dois jogos dá para dizer sim que somos favoritos ao titulo", afirmou o ala Léo Meindl.
Assim como ocorreu na estreia contra Porto Rico (vitória por 92 a 59), o Brasil mais uma vez mostrou um grande poder defensivo. Tanto que no primeiro tempo limitou os venezuelanos a somente 23 pontos. Na terça-feira, os porto-riquenhos haviam feito 17 nos 20 minutos iniciais.
Usando o Pan para fazer diversos testes e observar melhor os atletas, o técnico Rubén Magnano mais uma vez mandou à quadra os 11 atletas que tem à disposição em Toronto. E, com exceção do pivô Rafael Mineiro, todos atuaram por mais de cinco minutos.
A partida terminou com John Cox e Nestor Colmenares, ambos da Venezuela, como cestinhas, com 16 pontos cada. Pelo Brasil, o maior pontuador foi Vítor Benite, com 14.
Se na estreia as bolas de três foram a principal arma do time brasileiro, desta vez as infiltrações e o jogo com os pivôs surtiram muito mais efeito.