Revelação do tênis de mesa é viciado em cubo mágico e tem ritual musical

Fábio Aleixo

Do UOL, em Toronto (CAN)

Principal revelação do tênis de mesa brasileiro nos últimos anos e integrante da equipe que busca nesta terça-feira o tricampeonato consecutivo do Pan, Hugo Calderano tem habilidade com as mãos não apenas para manusear uma raquete.

O jovem de 19 anos é também especialista em montar cubos mágicos. E velocidade não falta com o objeto. "Meu recorde é de 8,2 segundos", contou ao UOL Esporte, antes de realizar algumas tentativas filmadas.

O "vício" pelo brinquedo é grande. Onde quer que vá, Hugo sempre leva um cubo mágico em sua mochila. Segundo ele, ajuda a ter um raciocínio rápido, algo fundamental em um esporte dinâmico como o tênis de mesa.

E o gosto pelo cubo mágico Hugo adquiriu em um momento complicado de sua curta carreira. Em 2013 teve de passar por uma cirurgia no músculo adutor da perna direita que o deixou alguns meses afastado dos treinos e competições.

"Meu pai me ensinou a montar o cubo mágico quando eu tinha dez anos, mas fiquei um tempo sem praticar. Aí quando tive de  fazer esta cirurgia, não podia treinar e ficava muito tempo parado. Então comecei a fazer direto e não parei mais", disse Calderano.

Além do gosto pelo cubo mágico, Hugo Calderano nunca entra para uma partida sem seguir um ritual: ouvis a música "The Final Countdown"

"Preciso ouvir ela de qualquer jeito. Faz eu me sentir bem, me ajuda na preparação mental", contou.

Atualmente ocupando a 76ª colocação do ranking individual e disputando seu primeiro Pan, Hugo já tem em seu currículo a medalha de bronze em simples nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim (CHN), em 2014, e uma vitória contra o alemão Timo Boll, ex-número 1 do mundo.

Calderano credita a sua evolução e crescimento dentro da modalidade por uma opção que fez no ano passado, a de ir morar na Alemanha, mais precisamente na pequena cidade de Ochsenhausen, de pouco menos de nove mil habitantes.

"Se você quiser ser um jogador top de tênis de mesa precisa ir para a Ásia e ou para a Europa. E tenho aproveitado muito bem lá. Também não me sinto sozinho, pois estou morando com um amigo. Tem sido excelente este período lá", disse Hugo, que também participará do torneio de simples em Toronto.

Início foi no Rio de Janeiro

Calderano começou a treinar tênis de mesa quando tinha oito anos, no Fluminense-RJ, por influência de seu pai, um professor de educação física.

"Desde que eu tinha dois anos, ele me colocava em cima de uma mesa de ping-pong em um sítio que tínhamos e viu que eu levava jeito. Comecei a treinar com oito e com 14 fui para a equipe de São Caetano do Sul (uma das principais do país) antes de ir morar na Europa", contou o carioca.

UOL Cursos Online

Todos os cursos