Com 14 anos, atacante do Real já corria mais que alguns atletas do Pan

Do UOL, em São Paulo

  • GERARD JULIEN/AFP

Ele não disputou competições oficiais de atletismo, mas deveria. Também nunca chegou perto dos Jogos Pan-Americanos, mas assustaria alguns rivais. Transferência mais cara do futebol mundial, Gareth Bale, do Real Madrid, é também um dos jogadores mais velozes e, na adolescência, já tinha um tempo nos 100m rasos que o deixaria à frente de alguns atletas do Pan.

Na escola, os registros já mostravam um garoto muito veloz. Aos 14 anos, Bale corria 100 m em 11,4 segundos. A medição não tinha a precisão das competições oficiais, mas a velocidade do escocês chamava a atenção de todos e o ajudou a decolar no futebol.

Com o tempo de 11,4 segundos, por exemplo, Bale ficaria à frente de dois atletas que disputaram os 100m no último Pan, em 2011, em Guadalajara. Na oportunidade, Linford Avila, de Belize, completou a distância em 11s74 na primeira eliminatória. Jurgen Themen, de Suriname, registrou 11s71. Ambos mais lentos que Bale na escola.

O atacante tem alguns arranques famosos desde que chegou ao Real Madrid, mas evita projetar qual tempo conseguiria nos 100m atualmente. "Eu não gostaria de dizer quão rápido poderia correr agora, mas definitivamente sou bem rápido", disse ele ao Telegraph.

Na manhã desta terça-feira (no horário de Brasília), começam as disputas dos 100m rasos no Pan de Toronto. Para os brasileiros Vitor Hugo dos Santos e José Carlos "Codó" Moreira será mais uma chance de correr abaixo dos dez segundos pela primeira vez na história. E ao fim das eliminatórias será possível ver se mais algum atleta ficaria "atrás" de Bale.

UOL Cursos Online

Todos os cursos