Brasil vence EUA de forma histórica no hóquei e consegue vaga na Rio-16

Do UOL, em São Paulo

  • William Lucas

A seleção brasileira de hóquei sobre a grama estará nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Nesta terça, a equipe verde-amarela empatou com os EUA no tempo normal e fez 3 a 1 nos shootouts para garantir a vaga na semi do Pan e, de quebra, confirmar participação na disputa mais importante, marcada para o ano que vem.

Apesar da condição de país-sede, o Brasil não tinha presença assegurada nos Jogos Olímpicos de 2016. Para liberar a vaga, a federação internacional exigia que o país ficasse entre os seis melhores times do Pan.

Será a primeira participação do Brasil no hóquei sobre a grama em Olimpíadas. Para se ter uma ideia do tamanho do feito, antes de Toronto o país não havia conquistado uma vitória sequer na competição. A primeira veio na primeira fase da competição no Canadá, com um modesto 1 a 0 sobre o México.

Nesta terça, nas quartas do torneio, Matheus Borges o primeiro gol do Brasil e viu a seleção se defender ao longo de quase dois quartos inteiros para conter os EUA, favoritos na disputa. A três minutos do fim, Tyler Sundeen conseguiu empatar e levou a disputa para os shootouts, estilo de penalidade em que os jogadores avançam na direção do goleiro e tentam marcar. Após três cobranças de cada lado, a seleção brasileira venceu por 3 a 1 e agora enfrentará Canadá ou Trinidad e Tobago na semi do Pan. 

O principal objetivo em Toronto, porém, já está assegurado. A vaga olímpica é o ponto alto de um trabalho que passou pela naturalização de alguns talentos estrangeiros. No time que disputa o Pan estão presentes quatro holandeses e um inglês, todos selecionados pelos dirigentes brasileiros para tentar alavancar o esporte no país até 2016.

O crescimento contrasta com o histórico da seleção de hóquei sobre a grama, que não possui nenhuma tradição no esporte e colecionou fracassos ao longo dos anos. Em 2007, por exemplo, a equipe fez sua estreia na modalidade em Pans durante a disputa no Rio de Janeiro e, em cinco jogos, levou 57 gols em cinco derrotas.

Atualmente, o time masculino ocupa somente o 37º lugar do ranking mundial da Federação Internacional de Hóquei, atrás de países como Omã, Trinidad e Tobago, Bangladehs, entre outros. 

Com o hóquei na grama masculino confirmado, os únicos esportes em que o Brasil não tem garantia de participação são o hóquei feminino e o basquete, que negocia uma dívida com a federação internacional para poder entrar como país-sede. 

#ResumodoPAN: 12º dia tem dobradinhas brasileiras e 50 mil contra Kanye West

UOL Cursos Online

Todos os cursos