Brasileiro abandona os 10.000m no Pan quatro semanas após ter chikungunya

Antoine Morel e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Toronto

  • Reprodução/Facebook

    Daniel Chaves da Silva, corredor brasileiro, que passou mal durante prova no Pan

    Daniel Chaves da Silva, corredor brasileiro, que passou mal durante prova no Pan

O fundista Daniel Chaves da Silva passou mal durante a prova dos 10.000 nos Jogos Pan-Americanos e desistiu da prova. O atleta teve febre chikungunya há quatro semanas no Rio de Janeiro e, segundo ele, teve seus treinos afetados e competiu debilitado. No meio da prova em Toronto, não aguentou o ritmo da prova e precisou abandonar.

"Me senti mal, achei que ia desmaiar. Senti um ataque cardíaco (SIC)", explicou o brasileiro. "A doença me deixou muito debilitado. Afetou o meu coração. Meu coração disparou enquanto estava correndo. Pensei que ia desmaiar. Continuei correndo porque essa é a filosofia militar. Tentei ser guerreiro."

"Sou militar e temos essa filosofia de não desistir. Queria continuar por estar representando meu país", completou Daniel após a desistência.

O mal-estar ocorreu no momento em os corredores haviam percorrido cerca de 3.000. Apesar da sensação de coração acelerado relatado por Daniel, nada de mais grave aconteceu. O médico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Cristiano Frota de Souza Laurino, explicou ao UOL Esporte, que os sintomas pela atleta não podem ser confirmado como decorrentes da doença. "Essa interpretação é do atleta. Ele teve um mal-estar. Foi examinado na tenda [ao lado da pista] e está bem. Não existe comprovação que o que ele sentiu era decorrente da chikungunya,   

Segundo Daniel, ele já sentia o mal-estar nos treinos em York, base da seleção brasileira e local onde são disputadas as provas de atletismo. Laurino soube da doença já no Canadá, mas ressaltou a diferença entre a parte médica e atlética em um atleta: "Ele se encontrava apto do ponto de vista médico. Se ele tinha condição atlética para correr, isso quem diz é o treinador dele. Durante a semana, ele não se queixou de qualquer sintoma. Se fizesse, faríamos mais exames".

Na mesma prova, Giovani dos Santos terminou em quarto lugar depois de liderar boa parte da disputa. Mas acabou eliminado por uso indevido do braço. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), porém, informou que irá recorrer à eliminação do brasileiro.

#ResumodoPAN: 12º dia tem dobradinhas brasileiras e 50 mil contra Kanye West

UOL Cursos Online

Todos os cursos