Apoio moral da esposa Larissa ajudou Lili no emocional para obter o bronze
José Ricardo Leite
Do UOL, em Toronto (CAN)
O 11 a 7 no tie-break contra a dupla argentina fazia muitos crerem que a vaga na final estava certa. Mas houve a virada e o caminho não foi a disputa do ouro, mas do bronze. Não foi fácil para Lili e Carol Horta se motivarem para a disputa do terceiro lugar no vôlei de praia, nesta terça-feira, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. E a experiência da esposa de uma delas foi fundamental para ajudar.
Lili é casada desde 2013 com Larissa, que hoje joga com Talita e foi três vezes medalhista em Pan-Americanos, uma de bronze e duas de ouro. O bronze veio na sua primeira participação, em 2003, em Santo Domingo. Depois, as douradas. Larissa também perdeu uma semifinal em Jogos Olímpicos, em Londres, quando teve que disputar o bronze e ganhou.
Após a vitória no terceiro e quarto, Lili disse que conversou com Larissa após a derrota para a dupla argentina e que os toques dados para a valorização do bronze foi fundamental para que chegasse motivada para derrotar a dupla do Canadá.
"Eu falo com ela toda hora, né? É difícil porque ela está no Japão e fica meio confuso. Ela deu todo apoio, nem falou sobre o jogo em si, mas da emoção, de tudo que eu poderia fazer porque era um jogo importantíssimo. Ela passou por momento como esse na Olimpíada quando perdeu na semifinal. Foi difícil conquistar a medalha e só ela sabe o quanto é importante. (Falou): 'Vai ser muito importante, jogue muito por ela (medalha)´. Foi o que fizemos. Minha primeira foi de bronze, quem sabe não estou seguindo (o mesmo caminho de obter dois ouros)?", declarou.
Lili quer também aproveitar o Pan para se apresentar melhor ao público brasileiro, que a conhece muito mais pelo relacionamento com Larissa do que por feitos na quadra em quase 10 anos de carreira nas areias. Uma carreira que inclui um título mundial sub 21 e o bronze no Campeonato Mundial de 2011, em Stare Jablonki (POL).
Após o jogo, ela rasgou elogios à companheira por sua performance e disse que a medalha vale muito. "Não sei nem descrever a importância dessa medalha para mim. É um sonho estar nesse Pan. Foi uma meta e estou muito feliz de levar essa medalha para o Brasil. Queríamos muito estar na final, buscando o ouro, mas o que tínhamos hoje era conquistar esse bronze e, para mim, do jeito que jogamos hoje, essa medalha valeu ouro. Conseguimos superar a tristeza de não ir para a final e colocar em prática todo o nosso jogo. Erramos pouquíssimo", disse Lili, rasgando elogios para Carol Horta e dizendo que ela "ganhou o primeiro set sozinha".
Já Carol admitiu que a dupla poderia jogar melhor antes e que sentiu o peso do nervosismo em alguns jogos anteriores. Nesta quarta, foram relaxadas. "Foi nosso melhor jogo, jogamos soltas e felizes. Por isso pareceu ser tão fácil. Resolvemos relaxar. A gente estava se pressionando bastante porque queríamos esse ouro. Ficamos muito focadas nisso e nos pressionamos muito. Se tivéssemos relaxados e nos divertido mais, teria fluído melhor."