Algoz de brasileira na luta olímpica é pega no doping e perde o bronze

Do UOL, em São Paulo

  • Gregory Bull/AP

    Argentina Luz Vazquez conquistou o bronze na luta olímpica, mas foi flagrada no doping e perdeu a medalha

    Argentina Luz Vazquez conquistou o bronze na luta olímpica, mas foi flagrada no doping e perdeu a medalha

A Comissão Médica da ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) confirmou que três atletas da luta olímpica foram flagrados em exames antidoping. O destaque fica para a argentina Luz Vázquez, que havia conquistado a medalha de bronze na categoria até 69 kg.

Vázquez, inclusive, foi algoz da brasileira Gilda de Oliveira, na primeira rodada do torneio dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na ocasião, a argentina venceu pelo placar de 7 a 0.

Com o flagra para hormônio e modulador metabólico, Vazquez perdeu o bronze que havia conquistado ao vencer a cubana Yudari Sanchez. A tendência é que a rival herde a medalha.

Em nota oficial, o Comitê Olímpico Argentino informou que realizará, junto com o corpo médico, "as investigações pertinentes ao caso".

Além de Luz Vázquez, Elverine Jimenez, da Nicarágua, e Stephanie Bragayrac, do Paraguai, foram flagradas por causa do diurético furosemida.

Merin Zalazar, do boxe, também foi flagrada por furosemida e nem chegou a subir no ringue. Sua luta estava marcada para esta terça-feira, 21 de julho.

O Conselho Executivo decidiu excluir as quatro atletas dos Jogos Pan-Americanos de Toronto e anular todos os resultados das competidores. A WADA (Agência Mundial Antidoping) deverá anunciar as punições nos próximos dias.

UOL Cursos Online

Todos os cursos