Argentino dispara contra Bimba após decisão na vela: "roubaram minha prata"

Bruno Doro

Do UOL, em Toronto (CAN)

  • Reprodução/Twitter

    Bimba foi ouro na categoria do windsurfe

    Bimba foi ouro na categoria do windsurfe

O argentino Mariano Reutemann desabafou depois do fim da prova da classe RS:X da vela no último sábado. Segundo o atleta, ele foi prejudicado pelo brasileiro Ricardo Winicki, o Bimba, para que ele perdesse a medalha de prata.

Vencedor da Medal Race, que vale o dobro dos pontos das regatas anteriores, Mariano disse que Bimba facilitou a vida do mexicano David Mier. O medalhista de prata é amigo do brasileiro e costuma treinar sempre em Búzios, no centro de treinamento do atleta carioca.

"Eu sinto que me roubaram a medalha de prata. Volto para a Argentina com sabor amargo. Fiz de tudo para estar na frente e mostrei na água, ganhando a Medal Race, que é a melhor e mais dura de todas as provas", disse ao La Nacion. "Entre eles, armaram como fazem desde 2007 e não é novidade. Foi uma atitude antidesportiva do brasileiro para favorecer o mexicano. Não me surpreende, porque vem jogando em equipe. São muito amigos. Acredito que não é justo para mim, nem para o esporte", completou.

Segundo Bimba, não houve favorecimento, mas uma decisão que acabou não dando certo no meio da regata. "Eu entrei para ganhar a regata. Como fiz durante toda a semana. Eu escolhi um dos lados da raia, que foi o mesmo que estava rendendo desde a prova da Patrícia (Freitas, brasileira da RS:X, que venceu a Medal Race e também foi campeã do Pan). Eu até consegui ficar à frente, mas perto do final, o vento simplesmente morreu do meu lado. O argentino está dizendo que eu deixei o mexicano passar. Mas isso não existe".

O brasileiro entrou para a prova com o título garantido. Ele precisava apenas completar a etapa para conquistar a medalha de ouro. "Ele (Mariano) está decepcionado, mas precisa aprender a respeitar os resultados. Eu já passei por isso. E na Argentina. Em 1995, na última regata do pan de Mar del Plata, eu perdi uma medalha na linha de chegada, como aconteceu com ele aqui. Eu me recuperei e hoje tenho quatro ouros pan-americanos", respondeu o brasileiro.

Na última etapa, vencida pelo argentino, o brasileiro terminou na terceira posição e o mexicano foi o segundo. Ainda na água, os membros da delegação argentina protestaram a decisão, alegando atitude antidesportiva do brasileiro. Por causa disso, a medalha de Bimba foi confirmada apenas horas depois no Pan de Toronto.

UOL Cursos Online

Todos os cursos